SOLIDARIEDADE
Campanha de arrecadação mobiliza estudantes para ajudar crianças afetadas pelas enchentes
Ação visa arrecadar 500 mochilas com materiais escolares para alunos da rede municipal de Novo Hamburgo
Última atualização: 16/05/2024 16:48
Nesta quinta-feira (16), A IENH lança a campanha “De criança para Criança”. A ação ocorre nas Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, com iniciativa dos Grêmios Estudantis das Unidades, em parceria com a OMEP NH.
Nas duas unidades de ensino, quase 800 alunos frequentam e a meta do Grêmio Estudantil Oswaldo Cruz - GEOC é de arrecadar 500 mochilas e materiais escolares. A campanha foca em auxiliar os alunos prejudicados pela enchente, matriculados na rede municipal de Novo Hamburgo.
Todos os alunos, do nível 2 até o 6º ano, receberam um panfleto para levar para casa, com orientações sobre a campanha.
Os itens sugeridos, além da mochila, são: estojo, lápis, borracha, apontador, régua, tesoura, lápis de cor, canetinhas, folhas, cadernos, giz de cera, livrinho de história infantil, brinquedo, massinhas de modelar e caderno de desenho.
Gesto solidariedade
A coordenadora da unidade Oswaldo Cruz, Célia Maria dos Reis Corrêa, destacou a importância de envolver todos os alunos na campanha. "Temos 487 alunos. Se cada aluno doar uma mochila, nós atingiremos a nossa meta", explicou Célia.
Karina Spessato, coordenadora da Unidade Pindorama, acrescenta: “Nos envolvemos na campanha da OMEP poia é uma oportunidade para todos entenderem a importância de ajudar em momentos de necessidade, contribuindo para a construção da solidariedade”.
A campanha não apenas coleta mochilas, mas também inclui a seleção e organização dos itens doados. "O Grêmio Estudantil vai organizar as mochilas, complementando e dividindo os materiais conforme necessário. Assim, garantimos que todas as crianças recebam não apenas uma mochila, mas uma mochila com materiais dentro", detalhou Célia.
Embora a meta inicial seja 500 mochilas, a coordenadora destacou que a campanha está aberta as doações de fora da comunidade escolar. "Se conseguirmos mais, melhor. As crianças do Grêmio estão preparadas para fazer a recepção desse material e as separações todas", afirmou Célia, enfatizando que qualquer ajuda adicional será bem-vinda.
Além disso, há um plano de acompanhamento visual com uma faixa na escola, que mostrará diariamente a quantidade de mochilas arrecadadas, incentivando a participação contínua das famílias.
A voz dos estudantes
A presidente do Grêmio Estudantil da unidade Oswaldo Cruz, Valentina Zoey Carvalho Junges, de 11 anos, explicou a motivação por trás da campanha. "Sabemos o que está acontecendo no nosso Estado e que muitas crianças estão sem aulas. Como estamos tendo aulas e temos nossos materiais, resolvemos realizar essa ação para ajudar outras crianças que estão sem nada”, disse ela.
Valentina enfatizou a importância de envolver as crianças no processo, permitindo que elas escolham os materiais a serem doados, promovendo uma conscientização sobre a realidade enfrentada.
Maria Catarina Porciuncula Manna, também de 11 anos e secretária do Grêmio Estudantil, reforçou o espírito de solidariedade: "Pensamos em ajudar as outras crianças, que estão passando por uma situação difícil, para que elas voltem às aulas com os seus materiais novos", conclui a estudante.