abc+

EM PAUTA

Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo instala comissão especial para debater Plano Diretor

Reuniões com moradores, entidades e empresa de consultoria fazem parte do cronograma para buscar esclarecimentos sobre as mudanças propostas

Débora Ertel
Publicado em: 16/02/2023 às 21h:53 Última atualização: 24/01/2024 às 13h:55
Publicidade

A comissão especial instalada para debater a revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo teve sua primeira reunião na Câmara de Vereadores. No encontro, realizado na tarde de quarta-feira (15), foi definido que serão realizadas reuniões com entidades, nos bairros e com Urbtec, empresa contratada pela Prefeitura para prestar consultoria.

Além disso, a comissão enviou um ofício à administração municipal para comunicar a abertura da comissão e solicitar a indicação de um funcionário público para acompanhar os trabalhos. A comissão tem na presidência o vereador Gustavo Finck (PP), Cristiano Coller (PTB) como relator e Felipe Kuhn Braun (PP), secretário, além de Gerson Peteffi (MDB) e Lurdes Valim (Republicanos).

Comissão Especial de revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo



Comissão Especial de revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo

Foto: Divulgação/CâmaraNH

O plano diretor, criado em 2004, não é reformulado desde 2010, e teve o início da revisão em junho do ano passado. Ao todo, são 23 diretrizes e 153 propostas que precisam ser avaliadas. A expectativa era que o processo fosse concluído até abril para ser apresentado ao Legislativo. No entanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação estuda a possibilidade de um prazo maior.

Inclusive, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (Asaec) e Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon-NH) se manifestaram publicamente sobre o assunto, defendendo uma maior discussão sobre o tema e mais esclarecimentos.

Dentre as mudanças que mais preocupam as entidades está a alteração do índice construtivo para básico (nível 1). Hoje, o índice tem diferentes faixas na cidade, do 1 ao 4, mas passaria a ser o mesmo para todo o território. Essa mudança teria impacto direto no desenvolvimento da cidade, conforme as entidades.

A expectativa da comissão é que a votação do projeto seja entre maio e junho. Confira as datas sugeridas* de reuniões para debater as alterações propostas no Plano Diretor:

  • 28/02 – Reunião com representantes da empresa Urbtech (a confirmar)
  • 07/03 – Reunião com Sinduscon e Asaec
  • 14/03 – Reunião com empresários da construção civil
  • 22/03 – Reunião no bairro Lomba Grande
  • 28/03 – Reunião no bairro Hamburgo Velho
  • 30/03 – Reunião no bairro Santo Afonso
  • 11/04 – Reunião no bairro Centro
  • 13/04 – Reunião no bairro Boa Saúde
  • 18/04 – Reunião no bairro Canudos
  • 26/04 – Audiência Pública na Câmara de vereadores

Para consultar
O documento que apresenta as alterações para o Plano Diretos (Elaboração, Discussão e Pactuação de Propostas – Etapa 3), composto por 329 páginas, pode ser consultado no site da Prefeitura.

*O cronograma pode sofrer alterações.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade