BUSTO DE BRONZE
Cabeça e mão de Borges de Medeiros são furtadas de monumento em praça de Novo Hamburgo
Tronco da estátua foi derrubado no chão por vândalos e acabou recolhido pela Prefeitura; outras partes da obra já tinham sido levadas por criminosos
Última atualização: 29/02/2024 09:19
Mais uma vez, a Praça 20 de Setembro, no Centro de Novo Hamburgo, foi alvo de vandalismo. A "vítima" mais recente foi o busto de bronze de Borges de Medeiros. O monumento foi quebrado entre a noite de domingo e madrugada desta segunda-feira (27). Quem passava pelo local nas primeiras horas da manhã deparava-se com o tronco da estátua caído no chão.
Conforme pessoas em situação de rua que dormem nos arredores, o ataque foi por volta das 20 horas, sendo que uma das mãos e a cabeça foram furtadas. A ata e a caneta, segundo a coordenadora do Grupo Pensando Novo Hamburgo, Rosana Opptiz, já haviam sido levadas por criminosos anteriormente, deixando a obra incompleta.
Nesta tarde, o pilar que sustentava o busto do presidente do Rio Grande do Sul durante a República Velha estava vazio. De acordo com a Prefeitura, o tronco da personalidade foi recolhido pela administração municipal.
Conforme Rosana, que preside ainda a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (Asaec), a entidade teve um pedido de tombamento da Praça 20 de Setembro aprovado junto ao Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural. "Deve estar nas mãos da Prefeitura desde 2022 para ser assinado", estima. O tombamento facilitaria a captação de recursos públicos para melhorias no espaço. Sobre isso, a Prefeitura não se manifestou até a publicação desta matéria.
Além do busto de Borges de Medeiros, outros monumentos não estão mais no local, como as placas do obelisco, a placa do monumento do Lions e uma placa em homenagem aos antigos proprietários.
Borges de Medeiros assinou o Decreto de Ouro confirmando a emancipação de Novo Hamburgo, que completa 96 anos na semana que vem. O busto estava na praça desde 1959. Foi na Praça 20 de Setembro, em 5 de abril de 1927, que a população comemorou a emancipação de São Leopoldo.