Após meses de escuridão, o trecho da BR-116 entre o viaduto da Sete de Setembro e a passarela Jornal NH, no quilômetro 240, voltou a ser iluminado. A recolocação dos postes, que haviam sido removidos em novembro do ano passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), marca o fim de uma fase de obras de ampliação da via.
A retirada dos postes foi uma medida necessária anteriormente para a construção da terceira faixa em ambos os sentidos e do muro central, para garantir a segurança e fluidez do tráfego na rodovia. Os postes começaram a ser recolocados sobre os muros, junto às telas sobre o eixo central. No entanto, em Novo Hamburgo, até a noite desta terça-feira (11), os demais trechos permaneciam no escuro.
Vendedor de acessórios para automóveis, João Pedro Moraes, 27 anos, é morador do bairro Pátria Nova, em Novo Hamburgo, e costuma usar a BR-116 até São Leopoldo para fins profissionais e também para visitar familiares. Para ele, nos últimos meses a situação estava bem complicada por conta da escuridão. “Não tinha como saber o que estava atravessando no meio da faixa. A iluminação em LED deu uma renovada na situação, a gente consegue ter uma visibilidade melhor do que está passando na estrada. Além disso, as muretas centrais também ajudaram para dar mais segurança aos motoristas”, comenta.
Como estão as obras
O DNIT informou que a construção da terceira faixa entre São Leopoldo e Novo Hamburgo está 75% concluída. Com relação à duplicação das pontes do Rio dos Sinos e seus acessos, esta terá que ser reavaliada em função dos alagamentos. Entretanto, as pontes do Rio dos Sinos e Várzea estão 100% concluídas.
Os viadutos na Scharlau, em São Leopoldo, também estão 100% concluídos, enquanto o Complexo de Scharlau está com conclusão de 90%. A previsão de entrega do complexo de Scharlau é em julho.
LEIA TAMBÉM