abc+

ESTAMOS EM OBRAS

BR-116: Motoristas enfrentam tarde de trânsito quase parado no trecho entre Novo Hamburgo e São Leopoldo

Lentidão é consequência das obras de construção da terceira faixa na rodovia

Publicado em: 07/02/2024 às 15h:48 Última atualização: 07/02/2024 às 15h:48
Publicidade

Os usuários da BR-116 enfrentam mais um dia de trânsito muito complicado no trecho entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. O congestionamento em ambos os sentidos é consequência das obras de construção da terceira faixa da rodovia, junto ao canteiro central.

Tarde de muita lentidão na BR-116, entre Novo Hamburgo e São Leopoldo | abc+



Tarde de muita lentidão na BR-116, entre Novo Hamburgo e São Leopoldo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

São ao menos dois pontos movimentação de máquinas e operários e, por consequência, de restrição no trânsito. A sensação térmica de 38ºC – que sobre o asfalto é ainda maior – torna a passagem pelo trecho em obras ainda mais cansativa.

Entre o viaduto da Avenida 7 de Setembro e a passarela da Rua Jornal NH, na região entre as concessionárias de veículos e o futuro bairro planejado Boulevard Germânia, equipes trabalham no sistema de drenagem da futura pista construída onde havia o canteiro central.

Por conta disso, o trânsito está em pista única no sentido interior-capital. Por conta do estreitamento, a fila chega ao Viaduto Ayrton Senna, a cerca de dois quilômetros. Há momentos em que o trânsito para e há momentos em que flui muito lentamente.

Já no sentido contrário, equipes trabalham na remoção do guard-rail junto ao canteiro central próximo à região do acesso para a Avenida Frederico Linck. O trânsito também está em pista única no local e a fila passa de um quilômetro, indo até a região da passarela da Rua Jornal NH.

Tarde de muita lentidão na BR-116, entre Novo Hamburgo e São Leopoldo | abc+



Tarde de muita lentidão na BR-116, entre Novo Hamburgo e São Leopoldo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Até quando vão as obras da terceira faixa da BR-116?

As obras junto ao canteiro central da BR-116 ainda vão longe. A previsão do Dnit é que as obras do chamado “complexo Sinos-Scharlau” sejam concluídas até o fim do primeiro semestre de 2024. Não está claro, porém, se isso inclui ou não a nova faixa central até o viaduto da RS-239, no limite entre Novo Hamburgo e Estância Velha.

Os trabalhos andam em ritmo acelerado. No trecho de São Leopoldo, entre o Rio dos Sinos e o viaduto de acesso à RS-240, no bairro Scharlau, a nova mureta central está praticamente pronta. Na manhã desta quarta, equipes trabalhavam na limpeza da nova pista, indicando que a pavimentação definitiva pode estar próxima.

Já no trecho leopoldense da BR-116 entre o viaduto da Scharlau e a subestação da energia elétrica, quase no limite com Novo Hamburgo, o trabalho está em duas fases distintas. Mais próximo ao viaduto a mureta está pronta, enquanto que mais perto de Novo Hamburgo ainda está sendo preparada a base da futura terceira faixa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade