Começa nos próximos dias o trabalho de urbanização de parte da área onde será implantado o bairro planejado Boulevard Germânia, às margens da BR-116, em Novo Hamburgo. O projeto é do Grupo Zaffari e faz parte do pacote bilionário de investimentos anunciado pela empresa na semana passada. Além do Boulevard Germânia, Novo Hamburgo e Canoas terão unidades do atacarejo Cestto Atacadista em 2025.
Os últimos contratos com as empresas parceiras para construção do Boulevard Germânia foram assinados pelo Zaffari na última terça-feira (25). Nesta sexta-feira (28), em entrevista ao NH10, da Rádio ABC 103.3 FM, apresentado por Cláudio Brito, o diretor do Grupo Zaffari, Claudio Zaffari, deu mais detalhes do empreendimento que há anos desperta a curiosidade de quem passa pela BR-116.
Uma das novidades é que o projeto urbanístico é assinado pelo renomado escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, de Curitiba (PR). O fundador, Jaime Lerner, morreu em 2021, mas seu trabalho continua sendo referência internacional na área do urbanismo. Prefeito da capital do Paraná por três mandatos, Lerner foi responsável pela transformação da cidade.
No Rio Grande do Sul, um dos projetos assinados pelo escritório é o da revitalização da Orla do Guaíba, desenvolvido entre 2012 e 2018. O escritório também assina projetos de mobilidade, planejamento urbano e desenvolvimento regional, como o “Visão de futuro para Horizontina”, apresentado em 2022 na cidade do Noroeste gaúcho. “Lerner tinha uma visão de mundo interessante e deixou um enorme legado”, disse Zaffari.
Segundo o empresário, a primeira fase do Boulevard Germânia será implantada na área entre a BR-116 e o Arroio Gauchinho, fatia de terra que vai desde os fundos da Fundação Liberato, no bairro Primavera, até a subestação de energia da CPFL, no limite de Novo Hamburgo com São Leopoldo. Além do acesso já existente, pelo viaduto da 7 de Setembro, outro caminho será construído por baixo da rodovia.
LEIA TAMBÉM