NOVO HAMBURGO
BOULEVARD GERMÂNIA: "Enorme avanço para a cidade", diz prefeita sobre bairro-cidade que será construído pelo Grupo Zaffari
Preparação da área às margens da BR-116 já começou; obras devem ganhar corpo no fim do ano
Última atualização: 21/12/2023 13:39
Começou na última semana a movimentação de limpeza e preparo da área onde o Grupo Zaffari vai construir um bairro-cidade em Novo Hamburgo. Localizado às margens da BR-116, no bairro Primavera, o Boulevard Germânia será construído em etapas. As obras da primeira fase, com 1,2 mil lotes, devem começar até o fim deste ano.
O QUE ESPERAR DESTA SEGUNDA-FEIRA, ANTES DA CHEGADA DE UM NOVO CICLONE
O investimento inicial é estimado em R$ 2 bilhões e vai mudar a região entre os bairros Primavera e Ideal, na chegada de Novo Hamburgo para quem vem de São Leopoldo pela BR-116. A Prefeitura vem acompanhando o assunto de perto. A última licença foi entregue pelo Executivo ao Zaffari em 2021.
A prefeita Fatima Daudt (MDB) comemora o início dos trabalhos no local. "Como todos os hamburguenses, estamos na expectativa deste empreendimento, que representará um enorme avanço para toda a cidade, tanto na geração de emprego quanto de renda e desenvolvimento", destaca.
Fatima destaca a parceria entre Prefeitura e Grupo Zaffari para viabilizar o Boulevard Germânia. "Lembro do trabalho conjunto possibilitando a emissão de licenças e autorizações necessárias. Com mais este projeto, o Grupo Zaffari mostra que acredita e reconhece o potencial da nossa cidade", destaca a prefeita.
O uso da área de quase 300 hectares que é considerada o último vazio urbano de Novo Hamburgo coleciona idas e vindas desde 1980. O primeiro projeto é de 1981, quando a área pertencia ao Montepio da Família Militar (MFM). A ideia era construir no local o Parque Residencial Panorâmico, com nada menos que 4,7 mil lotes.
Com a liquidação do MFM, a área foi a leilão em 1988. Em 1990 houve um novo leilão, quando o Grupo Zaffari arrematou a área. O primeiro projeto era utilizar uma fatia de 83 hectares – menos de um terço do total – para construir um hipermercado com shopping, hotel, conjunto empresarial, centro de convenções e centro cultural. Em 2002 o projeto é atualizado, ganhando o nome de Boulevard Germânia.