O incêndio que atinge a empresa Prestart Indústria e Comércio de Componentes para Calçados, localizada na RS-239, em Novo Hamburgo, pode se alastrar às casas de moradores da Rua Chapecó, no bairro São José. Por isso, o Corpo de Bombeiros pediu que residentes de aproximadamente seis casas, além de pessoas que estavam em dois estabelecimentos comerciais, se retirassem dos locais.
“Estava em casa quando começou o incêndio. Tive que tirar quase tudo de dentro. O que não consegui, amigos me ajudaram”, diz um morador que não quis se identificar. “Deu uns quatro ou cinco estouros, e quando sai de dentro de casa, vi muita fumaça preta em volta da minha casa”. A parte dos fundos de seu terreno sofreu avarias.
A aposentada Célia Arnold, de 64 anos, mora na Rua Chapecó desde que nasceu e é uma das residentes que teve que sair de onde mora pelo risco das chamas atingirem sua casa. Ela conta que o combate às chamas teve muito apoio. “Muita gente ajudou. Os Bombeiros foram muito eficientes. Meus sobrinhos refrigeraram as paredes”, conta.
O comerciante Isael Camargo, 33, também teve que se deslocar de sua residência, mas diz que “só tenho a agradecer aos Bombeiros por tudo”.
De acordo com populares, uma empresa do entorno removeu itens para não sofrer perdas.
Moradores e funcionários no entorno
Muitas pessoas permaneciam nas imediações acompanhando o trabalho dos Bombeiros por volta das 20h45.
“O cara fica sem reação. Nem sabe o que dizer. O jeito que ficou, a impressão que dá, é que se perdeu tudo”, diz o misturador Douglas Hemsing, 35, que trabalhava na empresa há um ano.
Fumaça é vista na região
A fumaça preta do incêndio é vista de vários pontos da região, como Estância Velha e Portão. O cheiro de queimado pode ser sentido em Ivoti e Estância Velha por conta do vento.
Veja vídeo
LEIA TAMBÉM