O caso do princípio de incêndio na boate Lights, localizada na Avenida Coronel Travassos, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, teve desdobramento na segunda-feira (24). Durante a tarde, o Corpo de Bombeiros da cidade fez uma vistoria na casa noturna.
Em nota publicada no feed do Instagram, o estabelecimento reiterou que “não houve nenhum dano à estrutura física da Lights”. O incidente aconteceu na madrugada de domingo (23), durante uma festa temática da Barbie. Representantes do local disseram à reportagem que havia cerca de 800 pessoas na boate e que a evacuação se deu em três minutos. Ninguém se feriu.
Nesta terça (25), os Bombeiros de Novo Hamburgo afirmaram que “está tudo certo em relação ao plano de prevenção”. Por isso, o espaço voltará a funcionar normalmente e já tem festa marcada para o sábado (29).
A casa noturna esclareceu ainda, na mesma nota, que quem foi embora na madrugada de domingo e deixou a comanda em aberto está isento de cobranças. A devolução do cartão físico será bonificado com ingresso antecipado para a próxima festa. Além disso, “clientes que tinham reserva, aniversário, ingresso adquirido ou outra situação específica serão realocados para próximos eventos da casa”. Leia o posicionamento completo, que também foi enviado ao Jornal NH:
“Após uma averiguação detalhada, foi concluído que não houve chamas ou fogo na Lights, o que ocorreu foi uma sobrecarga de energia que ocasionou um curto circuito gerando faíscas e o barulho comum ao fato, inclusive mostrado no vídeo gravado por um cliente e que circula pelas redes, sem causar nenhum dano a estrutura do local nem a ninguém. Nossa equipe é orientada ao menor sinal de problema técnico fazer a evacuação total e imediata da casa, como realizada na ocasião. Nesta segunda-feira tivemos uma vistoria extraordinária e rigorosa do nosso corpo de bombeiros, que presta um excelente serviço de fiscalização em nossa cidade, onde foi constatado que não houve danos materiais, assim como toda a documentação e PPCI do local estar como solicitado por eles. Em caso de dúvidas a casa está totalmente a disposição para esclarecimentos!”
Causa das chamas
Horas após o incidente, a direção da Lights publicou um comunicado oficial dizendo que “aconteceu uma queda de luz no gerador e isso ocasionou estouros no som da casa”. Segundo a boate, “a equipe técnica responsável pelo gerador de energia já foi acionada e irá avaliar o que provocou a situação”.
Um vídeo enviado à reportagem mostra o que parece ser uma sequência de curtos-circuitos em quadros de energia elétrica. Em primeiro plano aparece uma brigadista, que orienta o público a deixar o local. Os Bombeiros e a Guarda Municipal não chegaram a ser acionados.
A delegada Marina Goltz, da 2ª Delegacia de Polícia da cidade, afirma que além da equipe acionada pela Lights, a perícia também deve identificar se foi o equipamento que iniciou as chamas. Um laudo deve ser emitido nos próximos dias. “Não há indícios de crime, preliminarmente”, afirmou nesta terça.
(*) Colaborou Susi Mello e Ubiratan Júnior
LEIA TAMBÉM