Foi no prédio histórico da Fundação Scheffel que Novo Hamburgo viu nascer na manhã desta quarta-feira(23) mais um capítulo do bairro onde começou a cidade. Em uma cerimônia repleta de otimismo e emoção foi lançado o roteiro turístico Caminhos de Hamburgo Velho.
A proposta é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que tem como atrações 38 empreendedores de Hamburgo Velho.
Desde novembro de 2023, o grupo tem se reunido para tirar o projeto do centro cultural e gastronômico do papel. A partir de agora, o turista que chegar ao Município será convidado a conhecer as delícias e belezas que Centro Histórico de Hamburgo Velho, recebendo informações sobre restaurantes, cafés, cervejarias artesanais, hotéis e centros culturais.
Aliás, quem participou do evento teve uma prova das receitas que são ofertadas a quem decide conhecer os estabelecimentos que integram o novo roteiro turístico.
A região é considerada um museu a céu aberto, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2015.
Aumentar o tempo do turista na cidade
Conforme o diretor de Turismo, Deivid Schu, o trabalho teve a consultoria da turismóloga da Prefeitura de Novo Hamburgo, Luciana Quaiato. De acordo com eles, o novo roteiro tem o objetivo de aumentar a estadia na cidade do turista de negócios. “Isso porque é mais caro captar um visitante novo”, explica Schu.
Sendo assim, a ideia é que esse turista conheça outras opções ofertadas em Novo Hamburgo para que fique mais tempo no município e aumente o seu consumo.
Eles destacam que a proposta passou também por um trabalho de valorização local, da comunidade perceber o potencial e as belezas que existem em Hamburgo Velho.
Roteiro é o resultado da união de esforços
“Depois de muitos encontros, muitas conversas, muito engajamento de todos que pegaram junto, nós decidimos fazer dar certo”, disse a empresária Amanda Becker em nome do grupo de empreendedores. “De nos conectar com a identidade da cidade, que já é viva e pulsante, e fomentar a economia local através de sua história e da sua criatividade”, complementou.
O gestor de projetos de articulação do turismo do Sebrae, Rubem Schollmeier, destacou que era preciso tempo para organizar o setor do turismo, mas que o impacto do planejamento será sentido nos negócios. “Se o resultado das nossas ações e das nossas contribuições for prosperidade, nós atingimos a nossa missão”, aposta.
Para Leonardo Lessa, presidente da CDL, a iniciativa consolida uma ação associativista, baseada nos pilares de solidariedade, voluntariado e igualdade entre os empreendedores. Ele ainda lembrou que Novo Hamburgo começou por causa do comércio, na Casa Schmitt-Presser, uma das atrações do roteiro.
Sucesso na Rota de Lomba Grande
Essa é a segunda rota turística de Novo Hamburgo, que já conta com os Caminhos de Lomba Grande. Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, o modelo do projeto, que conta com participação da sociedade civil, garante uma governança à iniciativa.
“O turismo é uma área que é muito difícil de ser coordenada. Sem o Sebrae não teríamos condições de fazer”, disse.
Para Paraskevi, os Caminhos de Hamburgo Velho devem seguem seguir os passos dos Caminhos de Lomba Grande, lançado em 2023 e que hoje conta com lista de espera. “É uma demanda maior do que se pode receber. É isso que a gente quer”, ressaltou.
Segundo a coordenadora dos Caminhos de Lomba Grande, Morgana Spezzia, hoje a rota conta com 16 empreendimentos e mais quatro estão sendo incorporados para tentar atender a procura. “Os ingressos são vendidos antecipados e na sexta-feira já estão esgotados. Do nosso público, 90% é de Canoas e Porto Alegre”, conta.
Quem faz parte dos Caminhos de Hamburgo Velho
LEIA TAMBÉM
Atrativos e Equipamentos Culturais
* Casa CDL – Centro Cultural: @casacdl
* Fundação Ernesto Frederico Scheffel: @fundacaoscheffel
* Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser: @museuschmittpresser/
* Museu Nacional do Calçado: @mncalcado
* Atelier Ariadne Decker: @atelieariadnedecker
* AB Studio e Galeria de Arte Contemporânea: @abstudioegaleria
* Antiquário Hamburgo Velho: @antiquariohv
* Glass Mall Shopping de Arquitetura e Decoração: @glassmalloficial
Hotelaria
* Novo Hamburgo Business Hotel: @nhhotel
* Swan Novo Hamburgo: @swanhoteis
Cafeterias, Confeitarias, Pães e Sorvetes
* Antigualha Café: @antigualhacafe
* Confeitaria Princess Candy: @_princesscandynh
* Dona Flor Cafeteria: @nadonaflor
* Florinda’s Padaria e Café: @florindas.oficial
* La Fourmi Creperie e Cafeterie: @lafourmi.creperie
* Quiero Café: @quierocafeoficial
* Croasonho Novo Hamburgo: @croasonhonovohamburgo
* Kopenhagen: @kopenhagen_novohamburgo
* Açaí Onboard Novo Hamburgo: @acaionboardnh
* Frutado: @frutadonh
Gastronomia, Bares e Pubs
* Irius Bistrô: @irius_gastronomia
* Restaurante Locatelli: @restaurantelocatelli
* Miltons Buffet: @restaurantemiltonsbuffet
* Toast Resto Bar: @toastrestobar
* Mirô Sushi Bar: @mirosushibar
* Mauricinho Burguer: @omauricinhoecia
* Oak’s Burritos y Bowls: @oaksburritos
* Faro Pizzaria: @faropizzaria
* Pizzaria Canttone: @pizzariacanttoneoficial
* Pizzaria Manjericão Toscano: @manjericaotoscano
* Adega Onze06: @adegaonze06
* Beni Cozinha Criativa: @benicozinha
* Vino! Novo Hamburgo – Wine bar: @vino.novohamburgo
* O Casarão: @0casarao
* O Velho Maurício: @ovelhomauricio
* Seu Cardoso Parrilla & Bar: @oseucardoso
* Fatbull Tap House: @fatbulltap
* O Lorde Bar: @olordebar
Instagram: @caminhosdehamburgovelho