INVESTIGAÇÃO

Bebê prematuro recebe leite na veia em vez de soro no Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Denúncia foi feita nesta sexta-feira pela mãe da criança; instituição abriu sindicância

Publicado em: 19/04/2024 22:15
Última atualização: 19/04/2024 22:32

Um bebê de apenas um mês de vida, que nasceu prematuro de 29 semanas, está entubado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) desde a tarde de quinta-feira (18) após ser vítima de um engano. Conforme a mãe, ele recebeu leite na veia em vez de soro. 

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O erro na aplicação teria sido feito por uma funcionária, que, segundo a Prefeitura, já foi afastada de suas funções. Uma sindicância foi aberta pela Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) para apurar os fatos.

HMNH Foto: Arquivo/GES-Especial

Os pais do bebê são moradores de Venâncio Aires, e, pelo fato do nascimento prematuro, mãe e filho foram transferidos para Novo Hamburgo, há 123 quilômetros de onde moram. Assim, todos os dias a mulher, de 34 anos, vem para o Vale do Sinos para ficar com o filho e depois volta para a casa. A situação aconteceu justamente quando ela já retornava para a cidade em que reside.

“Meu bebê está há um mês na UTI, mas até o momento só estava com sonda de leite. Só precisava pegar mais peso para receber alta. Na quinta, eu entrei na visita das 11 horas, peguei ele no colo e estava tudo bem, mas quando voltei na visita das 14 horas, ele já estava com oxigênio e tomando soro", conta a mãe.

Contudo, depois que foi embora da instituição e se preparava para a viagem, pela tarde, recebeu uma ligação do hospital. "Me ligaram, e quando retornei, fui informada de que ele tinha recebido leite na veia, que tinha atingido o pulmão e que estava entubado”.

Abertura de sindicância

Em nota enviada à reportagem na noite desta sexta-feira (19), a FSNH diz que o estado de saúde do bebê é estável e que ele apresenta melhoras. “Imediatamente após o ocorrido a família foi comunicada e todas as medidas assistenciais ao paciente e aos familiares estão sendo tomadas. A FSNH também informa que foi aberta uma sindicância para avaliar as circunstâncias técnicas relativas ao fato, e a profissional em questão foi afastada”, ressalta o texto.

Pelas redes sociais, a prefeita Fatima Daudt lamentou o ocorrido, tratando o erro como "inadmissível". "A criança está bem, tudo está sob controle, no entanto, me preocupo muito com fatos como esse porque estamos, neste momento, executando a maior obra de ampliação da história do nosso hospital municipal. E logo ali na frente, teremos que contratar mais profissionais da saúde, então é muito importante a qualificação destes profissionais."

Fátima reforça, ainda, que pediu à direção do hospital, a Fundação Hospitalar e a Secretaria Municipal da Saúde, que acompanhem de perto a sindicância. “Como eu disse no início, é inadmissível, precisamos ficar atentos sobre o que está acontecendo. Meu carinho e solidariedade aos familiares desta criança. Nós vamos descobrir o que aconteceu e passaremos todas as informações”, finaliza o vídeo.

Confira o vídeo divulgado pela prefeita Fatima Daudt:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas