Um bebê de apenas um mês de vida, que nasceu prematuro de 29 semanas, está entubado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) desde a tarde de quinta-feira (18) após ser vítima de um engano. Conforme a mãe, ele recebeu leite na veia em vez de soro.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O erro na aplicação teria sido feito por uma funcionária, que, segundo a Prefeitura, já foi afastada de suas funções. Uma sindicância foi aberta pela Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) para apurar os fatos.
Os pais do bebê são moradores de Venâncio Aires, e, pelo fato do nascimento prematuro, mãe e filho foram transferidos para Novo Hamburgo, há 123 quilômetros de onde moram. Assim, todos os dias a mulher, de 34 anos, vem para o Vale do Sinos para ficar com o filho e depois volta para a casa. A situação aconteceu justamente quando ela já retornava para a cidade em que reside.
“Meu bebê está há um mês na UTI, mas até o momento só estava com sonda de leite. Só precisava pegar mais peso para receber alta. Na quinta, eu entrei na visita das 11 horas, peguei ele no colo e estava tudo bem, mas quando voltei na visita das 14 horas, ele já estava com oxigênio e tomando soro”, conta a mãe.
Contudo, depois que foi embora da instituição e se preparava para a viagem, pela tarde, recebeu uma ligação do hospital. “Me ligaram, e quando retornei, fui informada de que ele tinha recebido leite na veia, que tinha atingido o pulmão e que estava entubado”.
Abertura de sindicância
Em nota enviada à reportagem na noite desta sexta-feira (19), a FSNH diz que o estado de saúde do bebê é estável e que ele apresenta melhoras. “Imediatamente após o ocorrido a família foi comunicada e todas as medidas assistenciais ao paciente e aos familiares estão sendo tomadas. A FSNH também informa que foi aberta uma sindicância para avaliar as circunstâncias técnicas relativas ao fato, e a profissional em questão foi afastada”, ressalta o texto.
Pelas redes sociais, a prefeita Fatima Daudt lamentou o ocorrido, tratando o erro como “inadmissível”. “A criança está bem, tudo está sob controle, no entanto, me preocupo muito com fatos como esse porque estamos, neste momento, executando a maior obra de ampliação da história do nosso hospital municipal. E logo ali na frente, teremos que contratar mais profissionais da saúde, então é muito importante a qualificação destes profissionais.”
Fátima reforça, ainda, que pediu à direção do hospital, a Fundação Hospitalar e a Secretaria Municipal da Saúde, que acompanhem de perto a sindicância. “Como eu disse no início, é inadmissível, precisamos ficar atentos sobre o que está acontecendo. Meu carinho e solidariedade aos familiares desta criança. Nós vamos descobrir o que aconteceu e passaremos todas as informações”, finaliza o vídeo.
Confira o vídeo divulgado pela prefeita Fatima Daudt:
LEIA TAMBÉM