EDUCAÇÃO
Avaliação de alunos do fundamental da rede municipal de Novo Hamburgo será a cada seis meses
Mudança atende a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que já é praticada na educação infantil
Última atualização: 24/01/2024 14:04
Nesta semana, 16 mil alunos no ensino fundamental e 7,6 mil crianças na educação infantil, de 90 escolas da rede municipal, retomaram as aulas em Novo Hamburgo.
Uma das novidades em 2023 é que a avaliação passará a ser semestral, ou seja, as famílias receberão o boletim dos filhos antes das férias de inverno e de verão. Anteriormente, a entrega de boletim ocorria a cada três meses.
Segundo a diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Neide Vargas, a alteração atende a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e já é praticada na educação infantil. Pelo documento que orienta as práticas educacionais de todo o Brasil, a avaliação escolar, de acordo com a BNCC, tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante.
“Nós vamos trabalhar uma avaliação qualitativa contínua”, salienta. Neide explica ainda que os pais serão comunicados pela escola toda vez que algum aluno apresentar alguma dificuldade. Isso porque os professores se reunirão em pré-conselho, fazendo um diagnóstico dos estudantes. “Se for necessário, será chamada a família antes da entrega do boletim para conversar”, informa a diretora.
Ainda dentro das atividades de acompanhamento sobre a construção de conhecimento dos alunos, a Smed, por meio de setor específico, vai aplicar três provas ao longo do ano para todos os alunos da rede. A avaliação em larga escala é uma ferramenta para que seja possível realizar uma avaliação diagnóstica, a fim de que intervenções sejam propostas. “As provas foram elaboradas por uma equipe da Smed. O diferencial é que teremos os resultados rapidamente, o que não acontece na Prova Brasil”, comenta.