ABC NAS RUAS
Até passarinho faz ninho no emaranhado de fios soltos na região
Motoboy afirma que precisou se esquivar para não ser atingido por rolos de fios pendurados em esquina
Última atualização: 25/11/2024 11:41
Na esquina das ruas Vereador Adão Rodrigues de Oliveira e Carlos Germano Bürckle, no bairro Ideal, em Novo Hamburgo, uma cena curiosa chama a atenção. Uma maçaroca de fios inservíveis, pendurada entre os postes, tornou-se mais do que um retrato do descaso com a manutenção urbana. Ali, passarinhos encontraram refúgio e construíram um ninho.
EMARANHADO DE FIOS: 1,5 mil metros de fios inúteis são retirados em apenas uma rua em Novo Hamburgo
Embora a imagem no ninho de passarinhos possa parecer pitoresca, ela ressalta um problema crônico que exige atenção das autoridades e das concessionárias responsáveis. Os rolos de fios pendurados no cruzamento representam perigo. Na quinta-feira (21), o motoboy Paulo Costa Rochemback, 38 anos, passou pelo trecho e quase foi atingido.
ABC NAS RUAS: Motoristas relatam perigo com buraco aberto após conserto de vazamento de água em Novo Hamburgo
“Havia bastante vento na hora, que fez esse punhado de cabos se transformar num pêndulo. Tive que me esquivar para não ser atingido”, relata o motoboy de Estância Velha. Ele transitava pela Adão Rodrigues de Oliveira e, ao virar à esquerda para acessar a Carlos Germano Bürckle, precisou redobrar a atenção.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Por tudo
A situação não é isolada. Ao longo do trecho da Rua Adão Rodrigues de Oliveira, até a Rua Araxá, a quantidade de fios soltos e caídos é grande. Muitos cabos de telecomunicações só não estão no chão porque estão sustentados pelas árvores do canteiro central. Comerciantes estabelecidos no trecho afirmam que o emaranhado de fios foi deixado no local há cerca de dois meses, após uma intervenção da RGE para troca de postes.
O que dizem a Prefeitura hamburguense e a RGE
A Prefeitura de Novo Hamburgo está notificando as empresas operadoras de telefonia para providenciarem a limpeza da fiação no endereço indicado. Além disso, a administração reforça que, quinzenalmente, promove mutirões de reorganização da fiação em conjunto com a RGE e empresas de telecomunicações, sendo que o próximo mutirão está previsto para quarta-feira (27), na Rua Guia Lopes, próximo à rótula da Estrada da Integração.
A RGE informa que irá avaliar a situação no local e, caso existam irregularidades, será providenciada a notificação às empresas compartilhantes responsáveis e, caso exista risco à segurança da população, será efetuada a regularização. A companhia lembra, ainda, que as empresas de telecomunicações que possuem contrato com a distribuidora para uso compartilhado dos postes são responsáveis pela manutenção de suas instalações (fios e cabos) e devem mantê-las regularizadas, observando as normas técnicas e regulatórias para segurança na sua ocupação.