NOVO HAMBURGO
Asbem prepara mais de 60 jovens de baixa renda para o mercado de trabalho
Formatura de estudantes de escolas públicas no curso Aprendizagem em Comércio e Serviços ocorreu nesta semana
Última atualização: 25/01/2024 15:21
Familiares e amigos lotaram o salão social da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), no bairro Ideal, na noite de terça-feira (28) para a cerimônia de formatura dos 68 jovens de duas turmas da etapa teórica do curso Aprendizagem em Comércio e Serviços. A iniciativa faz parte do projeto de Formação Laboral financiado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, e ministrado pela Asbem. A etapa prática já começou na quarta-feira, 1º de março.
Segundo a gerente administrativa e financeira da Asbem, Lilian Seidr, 45 anos, o curso tem 400 horas de aulas teóricas e 400 horas práticas. "Os alunos que se formaram vão agora para a segunda etapa, que é a prática, que pode ser nas empresas cotistas ou na Asbem. O total do curso tem duração de 10 meses", explica Lilian.
Durante a formatura, a prefeita Fatima Daudt disse para os alunos não perderem o ânimo e buscarem novos aperfeiçoamentos. "Não percam as oportunidades que surgirem em suas vidas. Tenho certeza que este é um dos muitos diplomas que vocês terão", incentivou a prefeita.
Lilian destaca ainda que o curso de aperfeiçoamento já vem formando alunos desde 2018. "A gente tem muita procura, e o curso é para jovens de 14 a 18 anos, com alguma vulnerabilidade. Alguns bairros têm prioridades, conforme orientação da Secretaria de Segurança. Mas com certeza não seria um sucesso, como foi, sem o apoio da Prefeitura e de cada profissional da Asbem", destaca Lilian.
Mais de 200 inscritos
Na semana passada, foi finalizada a etapa de inscrição para a próxima edição teórica do curso, que ainda não tem data definida para começar. "Setenta vagas divididas em duas turmas, e tivemos 200 inscritos", acrescenta Lilian.
Sobre o curso e as turmas que se formam, Lilian destaca que são jovens superdispostos e proativos. "Algo interessante é que ajudaram a gente na última inscrição, e isso fez com que eles valorizassem ainda mais a Asbem. Todos se desenvolvem e descobrem potenciais. E o curso é uma porta para que eles possam seguir se aperfeiçoando", reforça Lilian.
Aprendizagem Comercial
A Aprendizagem Comercial é uma importante estratégia para a promoção de direitos e inserção no mercado de trabalho, e é por meio deste programa que adolescentes e jovens têm reais chances de acesso, além do desenvolvimento de habilidades e saberes para a vida em sociedade.
O público-alvo do projeto são jovens e adolescentes de escolas públicas com idades entre 14 e 18 anos de baixa renda. Os interessados podem se inscrever na própria Asbem (Rua Guarujá, 171, no bairro Pátria Nova).