Arte de rua

Artistas internacionais falam sobre o grafite em Novo Hamburgo

Workshop na Fundação Scheffel foi uma amostra do Art Festival, que ocorre neste sábado

Publicado em: 22/03/2024 22:14
Última atualização: 22/03/2024 22:14

Artistas do Brasil, Estados Unidos e Colômbia participaram do “Art Festival O workshop” sobre grafite na tarde de sexta-feira (22), na Fundação Ernesto Frederico Scheffel. Com mediação do artista Rafael Jung, de Novo Hamburgo, e produção da 5ª Galáxia Arts, o workshop recebeu Jordan Justice, dos Estados Unidos, EUA, Hugo Bohz, da Colômbia, e o brasileiro John Robert, que vive em Curitiba, no Paraná, mas é natural de Manaus/AM.


Workshop ocorreu na Fundação Scheffel Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O workshop faz parte do Art Festival NH, que será realizado neste sábado (23), das 10 às 21 horas, na rua João Pessoa, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, onde os artistas pintarão um painel de 400 metros quadrados ao vivo. O evento conta com música ao vivo, espaço kids, estação gourmet e muito mais.

Presente para seu primeiro trabalho no Brasil, Jordan Justice falou que costuma transformar atrativos turísticos na sua cidade, nos Estados Unidos. Entre elas, está a obra em um hospital que trata de crianças autistas. “Esse hospital era completamente cinza, totalmente contrário ao tratamento que ele propõe. Com a arte, consegui dar uma cara totalmente nova, fazendo com que as crianças se sentissem acolhidas”, disse o norte-americano.

Para o curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer, foi um evento sensacional porque, segundo ele, o grafite leva a arte e os museus para as ruas. “Fiquei super feliz de poder apoiar esse workshop com a Fundação. Tenho certeza que se o próprio Scheffel tivesse nascido nos anos 2000, ele seria um excelente grafiteiro, porque ele fazia essas obras grandes”, afirma.

Reinheimer destacou ainda que o grafite traz de volta as cores e a alegria às cidades, que hoje são “cinzas, feias e tristes. “Vemos muito isso em Porto Alegre e aqui mesmo em Novo Hamburgo, os pilares do trem ganharam uma nova cara com as artes. É um evento que certamente ficará para o calendário anual da cidade, pois a arte humaniza e traz mensagens sociais”, acrescenta.

John RobertDário Gonçalves/GES-Especial
Rafael JungDário Gonçalves/GES-Especial
Workshop ocorreu na Fundação ScheffelDário Gonçalves/GES-Especial
Workshop ocorreu na Fundação ScheffelDário Gonçalves/GES-Especial
Workshop ocorreu na Fundação ScheffelDário Gonçalves/GES-Especial
Jordan Justice, dos Estados UnidosDário Gonçalves/GES-Especial
Jordan Justice mostra arte feita em hospital para autistasDário Gonçalves/GES-Especial

Show de Claus e Vanessa

Considerado o maior evento de arte e cultura da cidade, o Art Festival contará ainda com diversas atrações para a comunidade. Na programação estão confirmados os shows de Claus e Vanessa, Magnata Joe, Mano Taz, Black Tie e Dj Negro P. A estrutura contará, ainda, com food park, área kids e feira de comerciantes locais. A entrada é gratuita.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas