REVITALIZAÇÃO

Artista plástico e estudantes de Sapiranga dão nova identidade à escadaria da cidade

Parceria entre a Prefeitura e o artista busca transformar o espaço com pintura que ilustra a chegada dos imigrantes alemães à região

Publicado em: 14/11/2024 21:08
Última atualização: 14/11/2024 21:09

Com tinta, pincéis, criatividade e muita cor, cerca de 20 estudantes de Sapiranga, sob supervisão e criação do artista plástico Mauro Vila Real, estão revitalizando a escadaria Reinaldo Klein, que dá acesso ao Instituto Estadual de Educação Sapiranga (IEES) e que liga a Rua Alberto Schmidt a Rua Padre Antônio Vieira. A parceria entre a Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto, com o artista, busca transformar o espaço através das cores.


Escadaria foi revitalizada com pintura sobre o bicentenário da imigração alemã Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O projeto, além de estimular os estudantes e a comunidade a preservarem a cidade, conta a história dos imigrantes alemães. Por isso, o tema dos desenhos se chama Caminhos da Cultura no Bicentenário da Imigração Alemã.

Nesta quinta-feira (14), os alunos do Instituto Estadual Mathilde Zatar e da Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus, realizaram os últimos arremates da primeira etapa da pintura, que será finalizada até o final do ano com a participação de outras escolas, como o Instituto de Educação de Sapiranga, que fica próximo da escadaria.

LEIA MAIS: ZERO GRAU: Feira coureiro-calçadista marca retomada após enchentes; veja o que esperar do evento

De acordo com o artista plástico responsável pela criação do projeto, a escadaria é um ponto icônico da cidade. “A memória afetiva do município é muito ligada a essa escadaria. Então, esse processo de revitalização, de dar uma renovação para ela, e ainda usando esses estudantes, que vão utilizar essa escada, é muito importante. Porque ele estão ajudando a transformar um ponto onde os avós deles têm memórias”, destaca Real.

Ele ressalta ainda o significado de incluir os jovens no processo de pintura do espaço como forma de despertar o sentimento de pertencimento pela cidade. “Eles estão fazendo parte da criação disso tudo. E, além disso, estão aprendendo a valorizar o passado, através do que os desenhos contam”, afirma Real.

VEJA TAMBÉM: Produção familiar apresenta a arte do queijo artesanal de Canela e busca reconhecimento internacional

A temática utilizada na criação das ilustrações propõe uma linha do tempo sobre a chegada dos imigrantes alemães, que desembarcaram de navio à região. “Depois temos o trem, que ligava o Vale até a Capital, e todos esses desenhos vão contando toda a história, até chegar ao topo da escada, onde lá vamos contemplar as diferentes etnias que formaram o vale e o turismo, além da religiosidade e o mercado de trabalho”, descreve o Real.

A diretora Municipal de Turismo, Cultura e Desporto, Giocana da Silva Canani, destaca a integração que a atividade propõe entre a comunidade e o patrimônio histórico de Sapiranga. “Essa escadaria conta a história de muitos alunos que por aqui passaram. É importante que a comunidade participe dessa construção e se aproprie disso, pois assim vão desenvolver amor e cuidado pela cidade”, observa.

Experiência divertida

Escadaria foi revitalizada com pintura sobre o bicentenário da imigração alemãLaura Rolim/GES-Especial
Escadaria foi revitalizada com pintura sobre o bicentenário da imigração alemãLaura Rolim/GES-Especial
Escadaria foi revitalizada com pintura sobre o bicentenário da imigração alemãLaura Rolim/GES-Especial
Mauro Vila RealLaura Rolim/GES-Especial

Para a estudante Maria Paola Santos, 17 anos, participar da revitalização da escadaria “foi muito divertido”. “É legal participar da história de Sapiranga, porque toda pessoa que passar por aqui vai ver. Agradeço pela oportunidade de ajudar”, diz a jovem.

Já Alice Kurrle, 13 anos, destaca a oportunidade de trabalhar em equipe, já que a pintura foi feita à muitas mãos. “Eu sempre fui apaixonada por arte, e essa experiência foi muito boa e divertida. Além disso, foi uma oportunidade de conhecer pessoas novas”, comenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas