ARTE EM ANDAMENTO
Artista da região estreia na pintura de murais dentro de hotel; veja vídeo e saiba mais
Painel assinado por Marcelo Lenko vai levar o estilo da arte de rua para dentro do prédio
Última atualização: 28/02/2024 11:53
Em obras desde o final do ano passado, o hotel matriz da rede Swan Hotéis, em Novo Hamburgo, decidiu levar para o hall de entrada o estilo de arte de rua. Para isso, convidou o artista plástico e artesão Marcelo Lenko, heterônimo adotado pelo hamburguense Marcelo Porto Sperb, 32 anos, que no início desta semana iniciou a pintura nas paredes próximas aos elevadores do hotel.
Quem chega ao local já consegue perceber a mudança, com os desenhos ganhando formas no fosso dos elevadores panorâmicos e em uma das paredes laterais. O trabalho de Lenko vai se estender nos três andares das paredes ao redor do elevador e também na escada do hotel.
A obra de arte integra o novo conceito do Hotel Swan, e Lenko ainda vai assinar uma linha de produtos que serão vendidos no local. “A arte faz parte do reposicionamento da marca da rede. Entendi que o Marcelo Lenko, era o mais capaz de representar este reposicionamento, dando uma cara mais jovem e trazendo lifestyle”, explica a CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, destacando que o objetivo era trazer a arte de rua para dentro do prédio.
Um dos pontos destacados por Gabriela é a técnica utilizada por Lenko, que se diferencia de outros painelistas. “Normalmente são utilizadas pistolas, mas ele está fazendo tudo à mão”, destaca a CEO da rede, que ainda ressalta o potencial do artista.
Nessa nova identidade, a rede de hotéis busca inspiração no calçado, principal atividade econômica da cidade onde nasceu. E Lenko pode assinar novas obras ligadas a esse reposicionamento da marca. “Ele é um dos artistas mais promissores do Rio Grande do Sul, e tudo que estiver envolvido no projeto de reposicionamento de marca da rede vou levar ele.”
Novidade
Com experiência em trabalhar com telas fixas utilizando a técnica de tinta a óleo, Lenko precisou se adequar aos desafios do novo projeto. “Tive que fazer bastante preparo de superfície, que é o tipo de coisa que o público não vê e que levou quatro dias”, conta ele.
São três as etapas de preparação para que a superfície dos fossos de elevadores pudessem receber a pintura. Primeiro Lenko precisou lixar o total de três andares da estrutura que fica na parte de trás do elevador panorâmico do hotel. Após isso é aplicada uma goma seladora, para então o fundo ser pintado de branco.
Depois de todo esse processo, Lenko inicia a criação dos desenhos.“As quatro frentes dos elevadores já estão preparadas para receber arte, e os fossos aqui dos elevadores já tem uma metade concluída e a segunda já está sendo feito”, conta.
Liberdade e inspiração
Quando foi convidado para assumir a obra, Lenko estava no Rio de Janeiro, mas a relação com a cidade natal foi determinante para que aceitasse a oferta. “A parte da representação vai acontecendo durante o processo, por ser um cidadão hamburguense, um agente cultural, trago a minha carga de vivência nessa cidade como uma pintura e um trabalho de arte na cidade, e não uma ilustração da cidade”, destaca ressaltando ainda sua percepção a respeito do impacto do mural. “Acho que é uma linguagem digna de estar neste espaço onde transitam muitas pessoas, sejam da cidade ou não. É um trabalho no mundo e não do mundo.”
Outro aspecto foi a liberdade concedida para o artista plástico, convidado para produzir livremente, sem qualquer obrigação de retratar figuras pré-estabelecidas. “O hotel me possibilita trabalhar de forma bem livre, então consigo trabalhar com uma força maior.” Com essa liberdade, Lenko foi buscar na antiguidade sua inspiração para os primeiros desenhos.
“Estou usando apenas tinta acrílica, preto sobre branco, que é bastante inspirado em inscrições de vasos gregos, as ânforas gregas. Também tem inspiração em xilogravura, que é uma técnica de remoção em madeira”, conta ele, que ainda afirma que utilizará outras técnicas no restante dos espaços que devem receber sua intervenção.
A rede gaúcha Swan Hotéis nasceu em Novo Hamburgo no ano de 1993 e completa 31 anos em 2024. Além da matriz, a rede tem atualmente unidades em Canela, Caxias e Porto Alegre, além de dois hotéis na cidade de Sintra, em Portugal.