abc+

NOVO HAMBURGO

Áreas com risco de deslizamento de terra por causa da chuva são avaliadas pela Defesa Civil

Veja os bairros que o órgão está monitorando em Novo Hamburgo por conta da chuva; previsão é de muita precipitação neste final de semana

Juliana Grade Flor
Publicado em: 06/05/2023 às 10h:14
Publicidade

O alto volume de chuva, que tem se intensificado neste final de semana, deixa a Defesa Civil de Novo Hamburgo em estado de alerta, especialmente pelo risco de deslizamento de terra e de alagamento em algumas áreas da cidade.

A instablidade contínua, explica o chefe da Defesa Civil do Município, Arci Fetter Júnior, tem deixado o solo encharcado, o que favorece o “movimento de massas” nas áreas de encosta.

Segundo o órgão, o acumulado de chuva em 96 horas foi de 115 milímetros, sendo 70 mm nas últimas 24 horas. “É um volume considerável, especialmente pelo fato de, nas 48 horas anteriores, ter chovido 45 mm deixando o solo úmido.”

Na manhã deste sábado (6), uma equipe formada por dois agentes e um engenheiro foi às ruas para avaliar os locais em risco. 

As áreas em monitaramento nesta manhã ocorreram em localidades mais ao norte da cidade, nos bairros São José, Diehl e São Jorge, destaca Fetter.

No decorrer do dia, outras regiões de Novo Hamburgo serão analisadas. “Para as questões de risco de deslizamento será vistoriado o bairro Boa Saúde. Os bairros Canudos, Industrial e Santo Afonso devido ao volume de chuva e possibilidade de problemas de alagamento.”

Os profissionais também acompanham o volume de chuva em toda a bacia do Sinos que possam influenciar no trecho do rio em Novo Hamburgo.

Nível do Sinos

Apesar do grande volume de chuva, não havia alagamentos na cidade nesta manhã, de acordo com o chefe da Defesa Civil. Por volta das 9 horas, o Rio dos Sinos media 4,92 metros, conforme leitura realizada na Estação de Captação de Água Bruta (EAB).

Segundo Fetter, a atualização em relação ao rio é feita a cada hora.

Transbordamento do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo

Sobre o transbordamento do Rio dos Sinos, Fetter esclarece que até 6 metros ele tende a subir rápido e sair de seu leito se espalhando pelo banhado. “Acima de 6 metros ele atinge o acesso à Prainha, e em 6,30m, começa a sair em alguns pontos da Vila Integração – Lomba Grande.”

Já no techo dos bairros “Canudos e Vila Kroeff, sai do leito somente próximo dos 6,70m”.

Contatos da Defesa Civil

Atendimento: Rua Bento Gonçalves, 610

Telefones: (51) 3587-7863 e (51) 3097-9408 – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Sobreaviso (Em outros horários)

(51) 98058-9979 | (51) 99707-9954 | (51) 98013-9178

São Leopoldo

Em São Leopoldo, somente durante a madrugada, choveu 1,0mm, conforme dados de estação da área central da cidade. Na sexta-feira, foram 61,4 mm. Já o acumulado da semana foi de 86,0mm.

Alerta de chuva

O alerta de muita chuva para todas as regiões do Rio Grande do Sul segue alto, de acordo com a MetSul Meteorologia

As precipitações podem passar de 100 mm neste fim de semana em diversas cidades do Oeste e do Sul gaúcho assim como em pontos do Centro do Estado. Os dados apontam, inclusive, a possibilidade de a chuva somar 150 mm a 200 mm em algumas áreas, o que equivale a quase dois meses de chuva em apenas um fim de semana.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade