abc+

NOVO HAMBURGO

Após perderem acervo das bibliotecas na enchente, escolas infantis recebem doação de 5 mil livros

Força-tarefa para repor acervo literário das escolas envolveu outros estados e a Omep de Novo Hamburgo

Laura Rolim
Publicado em: 31/07/2024 às 06h:00 Última atualização: 31/07/2024 às 07h:35
Publicidade

Com o objetivo de devolver o hábito de leitura para milhares de crianças de escolas atingidas pela enchente, a Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (Omep) Novo Hamburgo, por meio do Comitê Betinho e da Ciranda do Saber, duas organizações de São Paulo, entregaram na sexta-feira (26) mais de 5 mil livros de literatura infantil para 11 escolas municipais de Novo Hamburgo e mais dez escolas comunitárias de São Leopoldo.

LEIA TAMBÉM: Saiba em quais pontos da BR-116 serão instalados 12 novos radares na região

Escolas atingidas pela enchente receberam doação de livros da OMEP | abc+



Escolas atingidas pela enchente receberam doação de livros da OMEP

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

FIQUE POR DENTRO: Linhas de ônibus terão ampliação de horários a partir desta quinta-feira, em Novo Hamburgo

O ato de entrega ocorreu na IENH e contou com a presença de equipes diretivas, coordenações pedagógicas e representantes das secretarias de educação das duas cidades. Os educadores das instituições puderam escolher entre os livros disponíveis aqueles que mais se encaixavam com a faixa etária atendida pelas escolas.

Conforme a integrante da direção da Omep, Rosane Romanini, a iniciativa partiu das duas organizações de São Paulo, com o objetivo de repor os acervo das escolas. “Elas perderam tudo, e sabemos o quanto uma ação como essa é fundamental. É um direito que as crianças têm.” A destinação de livros foi feita pelo número de alunos, sendo o mínimo 150 e o máximo de 400 exemplares. “Além disso, os livros chegaram até nós por meio de carona solidária de outros estados”, comentou Aline Patrícia da Silva, também integrante da Omep.

Representantes da escola Olavo Bolca escolhem livros para a biblioteca da escola | abc+



Representantes da escola Olavo Bolca escolhem livros para a biblioteca da escola

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Diretora da Escola Olavo Bilac, em Novo Hamburgo, Janaína Cardoso Ramos pontuou que de todas as perdas da enchente, a que mais doeu foi a biblioteca. “Ver todos os livros perdidos foi muito triste, pois muitos nem tinham sido usados ainda”, disse. Por isso ela não escondeu a felicidade de poder escolher os novos livros. “Receber esse convite para escolher os livros mais adequados para nossas crianças é uma alegria muito grande. É o sonho de toda professora chegar num lugar com 5 mil livros e poder escolher.”

CONFIRA TAMBÉM: Veja em fotos como foi o lançamento do terceiro filme da série Für Immer, no Teatro Feevale

Já os diretores das quatro unidades da escola comunitária de educação infantil Abelhinha Sapeca, Mariângela Rhoden e Gilberto Rhoden, comentaram que 19 escolas conveniadas em São Leopoldo foram afetadas. “Perdemos todos nossos livros. O que a gente está vivendo aqui é maravilhoso. Poder escolher e levar para eles. Vai ser muito útil”, reforçou Mariângela.

Mundo da fantasia está de volta

Para a coordenadora geral da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, Viviane Flores Dilkin, contar com o auxílio da comunidade está sendo muito importante neste momento de retomada do ensino escolar. “Além de todos os esforços que a Prefeitura já vem mobilizando, essa parceria da Omep é muito importante, pois ajuda a fortalecer o vínculo da leitura com as nossas crianças. Vai qualificar ainda mais o trabalho que desenvolvemos com os alunos. Somos muito gratos a esse presente e a quem contribuiu para que chegasse até as escolas”, destacou.

Escolas atingidas pela enchente receberam doação de livros da OMEP | abc+



Escolas atingidas pela enchente receberam doação de livros da OMEP

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

A assessora pedagógica das escolas infantis com convênio com a Prefeitura de São Leopoldo, Wania Krause Müller, reforçou a importância de auxiliar as escolas afetadas pela enchente através da leitura. “São tantas as necessidades de estrutura, que muitas vezes não sobra valor para a escolas adquirirem livros de qualidade. Essa doação vai trazer de volta a poesia e fantasia para os pequenos”, completou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade