abc+

Doação de sangue

Após mobilização, banco de sangue de Novo Hamburgo tem estoque renovado após ataque a tiros

Estoques ficaram escassos devido às vítimas baleadas durante o crime que gerou terror na cidade

Dário Gonçalves
Publicado em: 24/10/2024 às 17h:15 Última atualização: 24/10/2024 às 17h:15
Publicidade

O ataque a tiros em Novo Hamburgo que durou nove horas entre a noite de terça-feira (22) e a manhã de quarta (23) causou a morte de quatro vítimas, além do próprio atirador, e deixou outras oito pessoas feridas. A morte mais recente foi confirmada na tarde desta quinta-feira (24), a do soldado da Brigada Militar, Rodrigo Weber Woltz, de 31 anos.

Estoques estão fora do nível crítico | abc+



Estoques estão fora do nível crítico

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial/Arquivo

E para salvar as vidas dos baleados, o Hemovida, que funciona como banco de sangue em Novo Hamburgo, precisou usar praticamente todo seu estoque de bolsas. Contudo, conforme o Dr. Douglas Fitarelli, graças à mobilização de todos, os provimentos foram repostos. “Aumentamos as ações de coleta e todas as vagas para doação estão preenchidas até o início de novembro. No entanto, convidamos a todos a se tornarem nossos doadores a partir do próximo mês”, disse.

Biomédica do Hemovida, Jordana Alves, explica que, ainda que o estoque tenha sido estabilizado, é necessário que as doações continuem, pois sempre haverá a necessidade. “Vale lembrar que, em situações como essas, em que é necessário bastante quantidade de sangue, só conseguimos atender porque temos um estoque de segurança que é gerado por doadores regulares de sangue”, detalha.

Alves acrescentou que não foram contabilizadas quantas bolsas de sangue foram utilizadas nestes últimos dois dias, mas que mais de 40 hemocomponentes (hemácia, plasma e plaquetas) foram usados. “Quando falamos em estabilizar, é porque saímos da situação crítica, mas ainda não estamos com a geladeira cheia, até porque atendemos vários hospitais. Por isso que as doações precisam continuar.”

Cerco policial no bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo | abc+



Cerco policial no bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo

Foto: Igor Müller/GES-Especial

Como doar:

No Hemovida Novo Hamburgo, os agendamentos podem ser feitos através do número (51) 99103-5666. As coletas ocorrem de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30, e nos sábados das 7h30 às 12h. O empreendimento fica no Hospital Regina (Av. Mauricio Cardoso, 711).

Para doar sangue, algumas regras básicas devem ser observadas: é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem ter autorização dos pais), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e não ter feito recentemente tatuagens ou piercings.

Além disso, recomenda-se manter uma alimentação leve antes da coleta. É importante levar um documento de identidade com foto. Homens podem doar de três em três meses e mulheres de quatro em quatro.

Impedimentos para a doação: gravidez ou amamentação, doença de Chagas, hepatite após os 11 anos de idade, diabetes, hipertensão, comportamento de risco para Aids, uso de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação, ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano, possuir piercing na boca ou na língua.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade