NOVO HAMBURGO

Após madrugada violenta e operação policial, moradores do bairro Canudos retomam atividades

Com duas mortes registradas na madrugada de sábado, Polícia Civil e Brigada Militar realizaram a Operação Não Matarás para bloquear possíveis atritos entre facções

Publicado em: 06/08/2023 20:42
Última atualização: 17/10/2023 18:04

Depois de uma noite conturbada no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, com o início da Operação Não Matarás, contra o crime organizado, a comunidade amanheceu neste domingo (6) com as ruas tranquilas e com a vida seguindo normalmente. Policiais civis e militares rondam as ruas do bairro e contaram com o apoio de uma aeronave.


Após madrugada violenta em Canudos durante operação, moradores retomam atividades neste domingo Foto: Júlia Taube/GES-Especial

A ação, em conjunto entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, iniciou às 20 horas de sábado (5) e seguiu até esta madrugada, após dois homicídios terem sido registrados. Nesta manhã, o comércio abriu normalmente e moradores passeavam pelas ruas despreocupados.

Passeando pelo bairro, uma moradora que prefere ter a identidade mantida em sigilo relata que o barulho do helicóptero que sobrevoava o bairro chamou a atenção, mas não amedrontou e, pelo contrário, trouxe mais segurança para quem vive em Canudos. “A gente fica mais seguro. Tava muito complicado aqui no bairro. Com a presença da polícia a gente fica mais seguro”, relata.

Os corpos foram encontrados com uma diferença de três quilômetros de distância, sendo um na Rua Laerte de Brito, por volta da meia-noite, e outro na Rua Teco-Teco, às 5 horas. Conforme o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mario Souza, ninguém relacionado aos assassinatos chegou a ser preso. No entanto, um homem foi preso por tráfico de drogas e os policiais apreenderam drogas em esconderijos da facção.

Rua Laerte de Brito, em Canudos, onde ocorreu um dos crimes Foto: Júlia Taube/GES-Especial

Conforme o delegado, a ação foi para bloquear possíveis atritos entre facções. A Brigada Militar identificou um dos mortos como sendo José Vanderlei de Mello Júnior, de 24 anos.

Em uma via próxima à Rua Laerte de Brito, outro morador que também pede para não ser identificado afirma que se sente mais seguro após a operação. “Foi bem tranquilo. Não ouvimos nada, somente os helicópteros”, declarou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas