MIXMOB
Apesar de atrasos, novidades do transporte coletivo chegam à população; veja o que funciona no 1º dia de operação dos novos ônibus
Novo sistema de transporte público começou a operar na madrugada deste sábado (27) em Novo Hamburgo
Última atualização: 27/04/2024 12:55
Apesar do atraso enfrentado por passageiros que dependem do transporte público de Novo Hamburgo neste sábado (27), o primeiro dia de operação da nova empresa de ônibus, a Viação Santa Clara (Visac/RS), marca o início de uma série de novidades que o MixMob promete para a população.
No primeiro ônibus que a reportagem embarcou para conhecer o novo sistema, às 5h20, na linha Boa Saúde Jardim Liberato, foi possível verificar, na prática, o funcionamento da bilhetagem eletrônica.
Com o cartão MixMob em mãos, o morador Joelson Silva de Oliveira, 57, que trabalha no setor de hospedagem do Hospital Unimed, foi o primeiro passageiro a embarcar no novo ônibus. Mesmo com o atraso de 20 minutos, ele percebeu a mudança já nos primeiros instantes de viagem.
“Dá para ver o conforto, principalmente pelo ar-condicionado. Seja no inverno ou no verão, isso muda muito para o usuário”, comentou. Oliveira pega o mesmo ônibus todos os dias para ir ao trabalho. Do Boa Saúde, desembarca no Paradão, no Centro, depois pega outro ônibus em direção ao Hospital Unimed.
Quem também notou diferença no novo transporte foi a moradora Laura Tamires, 21, que embarcou na linha Jardim Mauá, às 6h20. “A pintura, computação, conforto dos ônibus. Dá para ver que tem um sistema de travas diferente, iluminação. Não tive dificuldades por enquanto”, disse.
As técnicas em radiologia Jéssica Jordano, 40, e Débora Almeida, 33, também aprovaram as mudanças e comentaram que não tiveram problemas nos horários, diferentemente de outros usuários que sofreram atrasos no início da operação.
“Queria que em Canoas funcionasse assim. Lá é uma tristeza. Uso muito o transporte, prefiro muito mais do que pegar o trânsito da BR-116. Espero que permaneçam os mesmos horários”, disse a canoense Jéssica, que trabalha em Novo Hamburgo há 10 anos.
As amigas ainda aproveitaram para elogiar o motorista do ônibus Milton Antônio Ramos. “Ele é muito simpático e gentil, somos apaixonadas por ele”, brincou Débora.
Ramos, de 59, trabalhava há 30 anos como motorista de ônibus na Viação Hamburguesa, e escolheu continuar na profissão na nova empresa de Novo Hamburgo. A experiência, no entanto, está sendo diferente. “Tudo novo. É um recomeço. Vamos ter que aprender todo o sistema ainda, pois estamos começando do zero”, afirmou.
Questionado sobre o segredo para seguir atuando com tanto bom humor, ele respondeu: “Tem que ter gosto pela profissão. Para trabalhar uma temporada dessa, tem que gostar do que faz e ter paciência em primeiro lugar”, resumiu Ramos.
Aplicativo MixMob
A previsão da Prefeitura de Novo Hamburgo era que o aplicativo, chamado de MixMob, estaria disponível para utilização a partir deste sábado. Com ele, os usuários podem acompanhar a localização exata dos ônibus e verificar horários e itinerários.
No entanto, na manhã deste sábado, o aplicativo estava disponível para download somente no sistema IOS, para celulares da Apple, e a funcionalidade de acompanhamento ainda não aparecia. Já para o sistema Android, o aplicativo não constava na Play Store para download.
Segundo a assessoria de imprensa, “já foi enviado para a Play Store, mas a plataforma ainda não disponibilizou. Sobre o IOS, a Comur (Companhia Municipal de Urbanismo) está verificando por que o itinerário ainda não aparece”.