PARTICIPE

Apae de Novo Hamburgo promove jantar-baile pelos 60 anos da associação

A festa busca celebrar a história da Apae junto dos alunos e das famílias, além de arrecadar fundos para a instituição

Publicado em: 28/07/2023 12:14
Última atualização: 17/10/2023 16:35

Em agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo completa 60 anos de existência e de vidas transformadas através da inclusão. Para comemorar, a diretoria está promovendo um jantar-baile de aniversário. Será no dia 26 de agosto, a partir das 20h30, na Sociedade São João, no Travessão, em Dois Irmãos.

Sandra Bondan dos Reis, Gustavo Keller e Rodrigo da Silva em visita ao Grupo Sinos Foto: Laura Rolim/GES-Especial

A festa busca celebrar a história da Apae junto dos alunos e das famílias, além de arrecadar fundos para a instituição, que possui 208 assistidos e 350 atendimentos na clínica da associação, com serviços de fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e assistência social.

De acordo com Sandra Bondan dos Reis, diretora social e ex-presidente da associação, a Apae dispõe de muitas demandas. “Nós conseguimos muita coisa. Os nossos voluntários também ajudam a buscar recursos para os projetos”, afirma. Recentemente, a instituição precisou fazer todo o calçamento do pátio e ao redor da Apae. Além disso, investiram R$ 14 mil em energia solar, com a intenção de instalar ar-condicionado nas salas.

As pessoas saem da Apae, mas a Apae não sai das pessoas.

A associação conta com 30 pessoas na diretoria e cerca de 50 voluntários. Sandra chama atenção para aqueles que cumprem pena e que, geralmente, depois do término do tempo estabelecido, seguem trabalhando para a Apae. “As pessoas saem da Apae, mas a Apae não sai das pessoas”, diz.

Pensando no futuro, o objetivo da instituição é aumentar os atendimentos da clínica, pois há fila de espera para atender. “Queremos crescer ainda mais também na estrutura, com o aumento das salas”, adianta Sandra. Uma das coisas que pretendem adquirir é um novo veículo, pois a Kombi está completando dez anos. “Foi pedido uma emenda parlamentar para a compra de uma van”, afirma.

Apesar das necessidades serem numerosas, Sandra elogia a atitude dos moradores do município. “Novo Hamburgo responde muito bem. Ganhamos muita coisa da comunidade. Todo mundo participa”, reconhece.

Apae foi a melhor coisa que nós fizemos.

Em visita à sede do Grupo Sinos, além de Sandra, estiveram presentes o novo presidente da Apae de Novo Hamburgo, Rodrigo da Silva, e Gustavo Luis Keller, assistido pela instituição através do serviço de convivência. Silva, que além de presidente é pai de uma aluna da Apae, considera ser importante estar à frente da presidência tendo a filha como uma das assistidas.“Quando temos filhos, procuramos ajuda em todos os lugares. As escolas fazem o possível para ter inclusão, mas não têm. Onde tentamos que ela acompanhasse as aulas, ela não fazia os trabalhos. De todos os lugares que visitamos, a Apae foi a melhor coisa que nós fizemos”, declara Silva.

Hoje, o presidente avalia que a filha autista, de 18 anos, evoluiu muito desde que passou a frequentar a associação, em 2017. “Antes ela não conseguia se concentrar em nada. Agora, ela para, escuta com atenção”, analisa.

Cartões para a festa

Os cartões para o baile de aniversário podem ser adquiridos na secretaria da Apae (Rua Carijós, 602, Jardim Mauá), no valor de 200 reais por casal - valor não inclui bebidas. A animação da festa fica por conta da Banda Rota Luminosa. Já o cardápio, que será servido na mesa, será comida típica alemã.

“Convidamos toda a comunidade na comemoração dos 60 anos. Queremos que celebrem conosco a nossa alegria”, convidam os representantes. Mais informações através do telefone (51) 9 9569-7018.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas