AUTISMO
AMA-NH prepara mês de ações para conscientizar a respeito do autismo
Durante o mês de abril serão diversas as atividades abertas à comunidade para tratar sobre o tema
Última atualização: 20/03/2024 07:21
O dia 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e a data servirá como um pontapé para uma série de atividades que serão realizadas em Novo Hamburgo sobre o tema. A programação da Associação de Pais Amigos do Autista (AMA-NH) é que os eventos sejam realizados até, pelo menos, o dia 13 do próximo mês.
A primeira ação será o lançamento do Selo Amigo do Autista 2024, que será realizado no dia 2 do próximo mês. O selo é uma forma de reconhecer empresas e entidades engajadas na inclusão de pessoas com espectro autista. “Ele vai diferenciar aquelas pessoas que realmente promovem a inclusão e não só falam nela. Então, aqueles que forem nossos parceiros durante o ano de 2024, vão receber lá em 2025 este Selo”, explica a presidente Vivian Adriana Machado.
No dia 3 de abril, os representantes da AMA-NH irão até a Câmara de Vereadores da cidade onde farão um pronunciamento de conscientização sobre o atendimento para pessoas com autismo. No dia 6 de abril será realizado um pedágio de conscientização e o momento musical na Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo.
A últimas atividades previstas, até o momento, ocorrerão no dia 13 de abril com duas palestras gratuitas com a advogada Dyan Johnston e pediatra Bruna Enzveiler. Além dessas ações, também está prevista a inauguração do novo espaço com encontro das famílias: Mateada ao Pôr do Sol, ainda sem data confirmada.
Para superar estereótipos
Vivian e o esposo, Cléber Renato da Cunha Machado, são pais de um menino autista, que atualmente tem 21 anos, e foi diagnosticado aos três anos. Cléber, que também integra a diretoria da AMA-NH, lembra que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir uma maior qualidade de vida para pessoas com espectro autista.
“Somos ex-professores do município e convivemos muito com a situação de alunos que víamos que tinham sintomas, e muitas famílias negam isso e acabam não sendo diagnosticados. Isso traz um atraso muito grande para a criança, e também na vida adulta”, lembra Cunha.
Quebrar esses preconceitos e os estereótipos que envolvem a doença é considerado por Vivian como fundamental no trabalho de melhorar a qualidade de vida. A presidente da AMA-NH lembra que a forma como as pessoas encaram pessoas com autismo é parte fundamental desta mudança de paradigma no acolhimento.
“Os estereótipos que existem em relação ao autismo são muito grandes. A gente faz questão de divulgar as coisas o mais verdadeiro possível para que as pessoas entendam que o autismo não é só o deficiente intelectual e também não é o super gênio. O espectro, abarca tudo isso, tanto o deficiente intelectual como no outro lado, muitas vezes tem o super gênio, tem a cognição mediana também, tem milhares de diferenças dentro desse espectro”, explica.
A presidente da AME-NH também destaca a necessidade de ampliar a possinilidade de atendimento, especialmente pela rede pública de saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS). No início de fevereiro o governo do Estado anunciou a criação de três novos centros de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região.
Programação
2/04 - Lançamento do Selo Amigo do Autista 2024 - um reconhecimento à todas as clínicas, pessoas e empresas que transformam a inclusão verdadeiramente em AÇÃO
3/04 - Pronunciamento na Câmara de Vereadores para conscientização do autismo
6/04 - Pedágio de conscientização e momento Musical na Praça do Imigrante
13/04- AMA Comunitária: palestras gratuitas abertas à comunidade. Convidadas: advogada Dyan Johnston e a pediatra Bruna Enzveiler