abc+

Saúde

Alta tecnologia, humanização e 500 novos empregos: as expectativas do novo Hospital Unimed

As instalações em Novo Hamburgo foram apresentadas ontem. Atendimento geral se inicia em 31 de maio

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 20/05/2021 às 03h:00 Última atualização: 17/08/2024 às 15h:32
Publicidade

Unimed Vale do Sinos Inaugura novo Hospital Nh. | abc+



Unimed Vale do Sinos Inaugura novo Hospital Nh.

Foto: Inezio Machado/GES

Um sonho de mais de 20 anos. Assim resumiu o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos Melo, ao apresentar nesta quarta-feira (19) o novo empreendimento em Novo Hamburgo. O Hospital Unimed, que possui 40 mil metros quadrados e sete andares, será inaugurado na próxima segunda-feira, 24, quando se inicia o processo de transferência dos pacientes. Já o atendimento à população em geral começa no dia 31 de maio.

A estrutura passa a ser o Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos, contando com três prédios: o novo hospital, o hospital atual, que passa por diversas melhorias, e o edifício garagem.

“A gente se emociona ao falar do nosso novo hospital. Temos tecnologias que não existem em locais da América Latina, Brasil e Rio Grande do Sul. Já estamos até sendo contatados por outros hospitais do País. Este conjunto de ações inovadoras permitirá absorver uma importante demanda da região e do Estado, oferecendo serviços de qualidade com conforto e praticidade”, diz Melo.

O complexo

Para ligar as duas unidades hospitalares, que se localizam lado a lado em quadras diferentes, além do estacionamento, foi construída uma passarela sob a Rua Normélio Stabel. Com esta estrutura o complexo oferece dois fluxos: um hospitalar, exclusivo para funcionários, pacientes já internados e abastecimento geral; e outro para o público em geral com livre acesso, sendo conectado pelo edifício garagem.

A obra, que começou a ser construída em março de 2019, dispõe de tecnologias de ponta e automação, oferecendo à sociedade gaúcha, em especial aos cidadãos da região do Vale do Sinos, serviços diferenciados na área.

Recursos humanos

Equipe do hospital Unimed apresentou a estrutura do novo empreendimento, que conta com tecnologia de ponta, serviços e estrutura integrados e atendimento humanizado | abc+



Equipe do hospital Unimed apresentou a estrutura do novo empreendimento, que conta com tecnologia de ponta, serviços e estrutura integrados e atendimento humanizado

Foto: fotos Inézio Machado/GES

A cooperativa pretende gerar 500 novas vagas diretas de emprego. Até o momento, já foram preenchidas mais de 150 vagas para funções como técnico de enfermagem, enfermeiro, maqueiro, técnico em radiologia, auxiliar de hospedagem, auxiliar de farmácia, assistente de farmácia, atendente de nutrição, cozinheiro, nutricionista e áreas administrativas.

“É uma movimentação extremamente importante para a economia local, tanto no sentido de prestação de serviço inovador e diferenciado, quanto sob o aspecto da geração de empregos, considerando este momento de retomada da economia. Com as novas contratações devemos passar dos 2 mil colaboradores”, relata Melo.

Para o início das atividades, os profissionais realizaram capacitação interna, direcionada, principalmente, para a automação e a alta tecnologia utilizada no hospital.

O ambiente

O novo hospital utiliza cores e imagens acolhedoras, como de árvores frutíferas da região. A responsável pela construção foi a Engeform Engenharia e o escritório Freitas e Pesenatto Arquitetura foi o responsável técnico pelo projeto arquitetônico.

500 novas vagas serão geradas. Destas, cerca de 150 já foram preenchidas.

A equipe recebe treinamento adequado para uso de tecnologias e todo o atendimento no complexo é pautado na humanização.

Como ficam os atendimentos

A transferência de pacientes da unidade hospitalar atual inicia na próxima segunda-feira. “Entre 60 a 80 pacientes devem ser transferidos”, explica Melo.

Na nova estrutura, a partir de 31 de maio, ficará o atendimento de urgência e emergência, além de cirurgias e internações. O atual Pronto Atendimento, na Rua Tupi, no bairro Rio Branco, passará a ser uma Unidade de Consultas com funcionamento entre 7 e 22 horas. Além disso, a Unimed segue oferecendo o Pronto Atendimento Digital pelo telefone(51) 3584-3890.

O hospital atual também está sendo modernizado e a previsão de concluir a reforma é em abril de 2022. “Será uma obra complexa. Vamos preservar a história, a fachada vai ficar. Mas a parte elétrica, hidráulica, tudo será refeito. E ele seguirá sendo referência materno infantil”, ressalta o presidente da Unimed Vale do Sinos.

Videocirurgia em 4K

As salas cirúrgicas contam com equipamentos da empresa alemã Storz para videocirurgias com tecnologia 4K oferecendo imagens em alta resolução. A instituição é a primeira da região a contar com a tecnologia que é uma tendência, sendo minimamente invasiva e trazendo o que há de mais moderno atualmente.

250 milhões é o valor total do investimento no complexo hospitalar.

O investimento financeiro contempla a nova unidade, a reforma do hospital atual da Unimed Vale do Sinos e o edifício garagem.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade