Os motoristas da Viação Santa Clara (Visac-RS), empresa responsável pelo transporte público de Novo Hamburgo desde abril deste ano, decidiram paralisar as atividades a partir das 11 horas desta segunda-feira (23), afetando o deslocamento de inúmeros usuários desde então.
LEIA TAMBÉM: Paralisação de motoristas da Visac-RS causa transtornos e paradas lotadas em Novo Hamburgo
LEIA AQUI: Visac abre processo seletivo para 50 vagas de emprego em Novo Hamburgo; veja detalhes
A decisão foi tomada em protesto contra o atraso no pagamento do adiantamento salarial de dezembro, previsto para o dia 20, além de outras questões trabalhistas pendentes. Eles também cobram melhores condições de trabalho.
CONFIRA TAMBÉM: Itens comuns e curiosos são encontrados nos ônibus de Novo Hamburgo
Em reunião com a direção da Visac na manhã desta segunda, os trabalhadores entregaram um ofício onde listam as reivindicações da categoria. Os motoristas reforçaram que estão abertos ao diálogo e esperam uma resposta formal da empresa sobre as demandas apresentadas no ofício. Contudo, afirmam que a paralisação continuará até que haja uma solução concreta para os problemas enfrentados, especialmente, no que diz respeito ao pagamento do vale.
Confira a lista de reivindicações:
1) Atrasos no pagamento de salários e adiantamentos quinzenais: Os trabalhadores denunciam recorrentes atrasos nos pagamentos, afetando diretamente o sustento de suas famílias e a segurança financeira.
2) Depósitos de FGTS em atraso: Há registros de falhas no cumprimento dessa obrigação trabalhista por parte da empresa.
3) Condições inadequadas de trabalho: Veículos com falhas mecânicas e ausência de ventilação adequada colocam em risco tanto motoristas quanto passageiros.
4) Infraestrutura insuficiente: A falta de banheiros adequados para os motoristas é uma das reclamações mais recorrentes.
A direção da Visac-RS ainda não se manifestou sobre o caso. O espaço segue aberto para o posicionamento da empresa.
LEIA TAMBÉM