COMEMORATIVO
Ações de saúde e cidadania celebram as mulheres em Novo Hamburgo
Dia da Mulher teve orientação sobre os serviços oferecidos para o público feminino
Última atualização: 01/02/2024 15:47
O Dia Internacional da Mulher não passou em branco no Município. Durante toda quarta-feira, o 8 de março foi lembrado com uma programação especial na 5º edição do Mulher em Foco. Ações relacionadas a áreas como saúde, cidadania, cultura, combate à violência, entre outras, respeitando as diferenças e priorizando o bem- estar das mulheres foram oferecidas gratuitamente na Praça do Imigrante, no Centro.
A aposentada Nara Pedroso, 64 anos, não perdeu tempo. Acordou cedinho e foi para a praça junto com cerca de 20 colegas do grupo de danças do Programa Melhor Idade (PMI), núcleo do bairro Guarani. "Dançar é saúde, qualidade de vida e autocuidado e no Dia da Mulher podendo reunir pessoas de todos os bairros, relembrando que precisamos primeiro cuidar de nós mesmas, é uma motivação a mais", comentou Nara no intervalo entre as apresentações.
A iniciativa é da Secretaria Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres de Novo Hamburgo, e de diversos órgãos do Executivo. "Esse momento foi pensado para todas as mulheres, independente da idade. E têm objetivo de empoderá-las e informar sobre os serviços que são disponibilizados gratuitamente pelo município, além de orientar aquelas mulheres que sofrem violência de onde e como buscar ajuda e acolhimento", disse a coordenadora de Políticas públicas para as mulheres, Eliana Benkenstein.
Saúde em primeiro lugar
A dona de casa Vergínia Scheffel, 63, não perdeu tempo e aproveitou para completar o calendário vacinal na unidade móvel de saúde que estava na praça aplicado a quinta dose da vacina contra Covid-19. "Eu ia tomar no posto de saúde, mas como estavam disponibilizando aqui no Centro já entrei na fila. Essa foi uma ótima homenagem, gostei muito", disse.
A técnica em enfermagem Luciane Renck, 51, participou da programação no estande montado pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), unidade que presta atendimento a pacientes especiais, como portadores de hepatite, HIV, e inclui também a população trans, onde é dado acesso a atendimento médico, exames, testes rápidos e até preservativos.
"Acho fundamental falarmos sobre doenças sexualmente transmissíveis dentro de casa com nossos filhos, pois a informação é nossa arma mais eficaz. Se não esclarecermos as dúvidas deles, eles buscarão fora e muitas vezes essas informações podem ser errôneas. Informação é prevenção", pontua.
Dia D
Dentro da programação do Mês da Mulher, no sábado, dia 18, todas as unidades de saúde estão abertas das 9 às 15 horas para o atendimento especial direcionado as mulheres. Serão realizadas coletas de pré-câncer de colo de útero, vacinas, testes rápidos e agendamento de início de Pré-Natal. Também serão disponibilizadas consultas médicas e de enfermagem, odontológicas e nutricionais. Para agendamento para este sábado, consulte o posto de seu bairro.