Daiane da Silva Pereira, 32 anos, está prestes a realizar o sonho de ter sua carteira de habitação, isso que ela nem entrou na autoescola ainda. A dona de casa, mãe de dois filhos, foi uma das pessoas atendidas neste sábado (30) no Saúde em Primeiro Lugar, promovido pelo Lions Clube Novo Hamburgo. Por meio da ação social, ela consultou com o oftalmologista voluntário Jean Fogaça, e agora receberá um óculos, restaurando a visão.
Daiane já fez uma cirurgia na vista esquerda por conta de pterígio e relata que hoje enxerga pouco. “Estou muito feliz. O outro óculos que tinha levei um ano para conseguir pagar e depois acabei ficando sem”, diz.
O evento foi realizado na Escola Municipal Francisco Xavier Kunst, bairro Canudos, e ofertou consultas gratuitamente, além da doação dos óculos. As consultas foram realizadas no ônibus do Distrito LD3, que veio Porto Alegre. O veículo é equipado com todos os aparelhos necessários para avaliar a visão do paciente e, conforme Maria Ecilda Quadros, da Fundação Leonística, a estrutura percorre 32 municípios, além de ser cedida para atividades como a realizada hoje. O público ainda recebeu orientações sobre o câncer infantil e fez testes de glicose gratuito, além de exame de visão.
Segundo o presidente da entidade, Veroni Dutra, doações de óculos fora de uso são bem-vindas. Por meio de parceria, o Lions consegue reaproveitar as armações que depois são destinadas às pessoas carentes. Quem quiser colaborar, pode fazer contato pelo telefone (51) 51 9505-8116.
O evento contou com a parceria da Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético de Novo Hamburgo (Arad), Associação Médica do Estado (Amrigs), AMO Criança, Forla, Sociedade de Oftalmologia do Estado e a Prefeitura.
LEIA TAMBÉM