O espaço montado no Hotel da Fenac, criado para abrigar animais recolhidos durante a enchente, será desativado na segunda-feira (29). Ao todo, 17 cães de diferentes portes e idades seguem no local, no bairro Ideal, em Novo Hamburgo.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A veterinária Brenda Strassburger Scheffel informou na manhã desta sexta-feira (26) que está chegando a etapa final do abrigo. A Prefeitura confirmou o encerramento nesta tarde e destacou que todos animais serão encaminhados para o Canil Municipal.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Dos 17 cães, oito estão em tratamentos de saúde. Dois estão em tratamento pós-operatório de cirurgia ortopédica (do joelho e outro do quadril), dois estão positivos para cinomose, dois debilitados e dois estão em quimioterapia por conta de tratamento oncológico. “Todos estão disponíveis para adoção, mesmo os animais que ainda estão em tratamento ou que estão um pouquinho mais debilitados”, acrescenta.
Antes de desativar, dois dias de feira de adoção
Antes da transferência ao Canil Municipal, no sábado (27) e no domingo (28) terá feira de adoção, das 10 às 17 horas. Interessados em adotar devem ir ao local, na Rua Araxá, 755.
Para adotar é necessário documento com foto, comprovante de residência e ser maior de 18 anos. Os animais estão chipados e castrados.
Transferência de Viamão
Brenda acrescenta que os animais que estão em um fazenda em Viamão, administrada pelo Grupo Gestta (Gestão Em Animais), também serão encaminhados para o Canil. Ao todo, são 39 animais que devem ficar lá até o dia 5 de agosto, quando encerra o contrato com a empresa de atividades veterinárias. A reportagem aguarda posicionamento da Prefeitura sobre essa questão.
Conforme Brenda, “a Prefeitura vai trazer para Novo Hamburgo para ser feita a oficialização dos animais para adoção”. “Eles não estarão aqui no final de semana para adoção”, declara.
O que diz a Prefeitura sobre a desativação do abrigo
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) da cidade explica que o contrato com a empresa prestadora do serviço de cuidado com os animais resgatados na catástrofe climática de maio era de caráter emergencial.
Além disso, a pasta informa que o Canil Municipal, situado no número 1400 da Estrada do Walahay, no bairro Lomba Grande, passará por reforma em agosto, o que deve ampliar a capacidade para receber esses animais, caso haja necessidade.
A administração municipal salienta que os animais seguirão para adoção pela comunidade por meio das feiras itinerantes de adoção, “que estão suspensas respeitando o período eleitoral”, ou também em visita agendada à Diretoria de Controle e Bem Estar Animal (DCBEA), junto ao Canil.
LEIA TAMBÉM