VANDALISMO
A uma semana de fazer aniversário, Novo Hamburgo perde monumento que conta sua história
"É irrecuperável o que aconteceu. Hoje é um dia muito triste", define Ângelo Reinheimer sobre a destruição do monumento de Borges de Medeiros
Última atualização: 29/02/2024 09:16
"É irrecuperável o que aconteceu. Hoje é um dia muito triste para Novo Hamburgo". É assim que o diretor do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo, Ângelo Reinheimer, define o ato de vandalismo que destruiu o monumento de Antônio Augusto Borges de Medeiros.O busto foi quebrado entre a noite de domingo (26) e madrugada de segunda-feira (27). O tronco foi arrancado e caiu no chão e, conforme moradores de rua, a cabeça e uma das mãos foi levada pelos criminosos. O tronco, a Prefeitura recolheu na manhã desta segunda-feira (27).
"Quem fez isso tinha muito tempo disponível. O monumento de bronze deveria pesar uns 200 quilos", avalia Reinheimer. A cabeça, que foi furtada, ele acredita que era maciça.
Sobre o valor histórico da estátua, ele explica que é uma peça única, sem imagem similar, guardiã da emancipação de Novo Hamburgo. Borges de Medeiros, assinou o Decreto de Ouro confirmando a emancipação de Novo Hamburgo de São Leopoldo em 5 de abril 1927.
"Na época, Leopoldo Petry, pediu que todos os moradores próximos do terreno onde depois foi instalada a praça, pendurassem bandeirinhas e iluminassem suas casas para comemorar", conta. Tanto, que quando os alunos aprendem sobre a história da cidade, o busto de Borges de Medeiros era um dos locais mais visitados pelas escolas.
Embora o Município passou a existir oficialmente a partir do dia 5 de abril de 1927, o pontapé inicial para que o então 2º distrito de São Leopoldo conquistasse sua autonomia começou três anos antes, em 1924. De 20 de setembro a 5 de outubro de 1924 foi realizada na Praça 20 de Setembro uma exposição agroindustrial para comemorar o centenário da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Na época, o local era um terreno descampado. Tornou-se praça em 20 de setembro de 1935.
Posição da Prefeitura
A Prefeitura de Novo Hamburgo prestou esclarecimentos sobre o ato de vandalismo na Praça 20 de Setembro por meio da assessoria de imprensa.
"A Prefeitura através da Diretoria de Patrimônio ficou ciente na manhã desta segunda-feira, dia 27, sobre os atos de vandalismo na Praça 20 de setembro. O busto de Borges de Medeiros foi recolhido e levado para o depósito da Prefeitura. As partes retiradas (cabeça e uma da mãos) não foram encontradas no entorno da praça.
Com relação aos atos de vandalismo, a Prefeitura vai tentar identificar os autores através das câmeras de segurança do entorno do local, e caso identifique-os, tomará as providências cabíveis. A Guarda Municipal (GM) realiza ronda preventiva de maneira constante pela área central e espaços públicos.
A minuta do decreto de tombamento da Praça 20 de setembro está sob análise da Procuradoria Geral do Município (PGM). A comunidade pode ajudar na conservação desses espaços e monumentos, sendo parceira, denunciando atos de vandalismo para a GM, por meio dos telefones 153 ou 3524 - 8738."
"Quem fez isso tinha muito tempo disponível. O monumento de bronze deveria pesar uns 200 quilos", avalia Reinheimer. A cabeça, que foi furtada, ele acredita que era maciça.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante
"Quem fez isso tinha muito tempo disponível. O monumento de bronze deveria pesar uns 200 quilos", avalia Reinheimer. A cabeça, que foi furtada, ele acredita que era maciça.