Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Francisca Saile, no bairro Roselândia, a robótica vem ganhando um lugar de destaque a cada dia. Seja no trabalho semanal com as turmas ou no grupo de robótica, os alunos estão sendo desafiados a sair da zona de conforto e colocar a criatividade para jogo.
De acordo com a coordenadora de TDIC, Daiane Silveira Martins, a robótica vem para desacomodar. “Sabemos que o pensamento computacional influencia todas as habilidades de ensino. A robótica vem para desacomodar os alunos e incentivá-los a criar, a construir”, afirma.
A lógica computacional é trabalhada com todos os 305 alunos da escola, desde a Faixa Etária 4 até o 5º Ano. “Utilizamos desde as ‘joaninhas’, onde os alunos são desafiados a programá-las a partir dos comandos dados por eles, até os kits de robótica, onde os estudantes são incentivados a criar robôs do zero”, detalha Daiane. O interesse é tanto que o grupo de robótica está lotado.
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.