abc+

A idade que temos

Publicado em: 17/03/2023 às 03h:00 Última atualização: 02/02/2024 às 14h:06
Publicidade

Estou lendo o livro da Hebe Camargo que conta a trajetória de vida de um dos maiores ícones da televisão do nosso País, consagrada na sua área de atuação sem nunca ninguém perceber ela envelhecer. Porque ela seguia deslumbrante e linda com o passar dos anos, mas mais do que isso, se renovava como comunicadora e nos aproximava do sofá que recebia os convidados como se fôssemos parte da sala de casa dela. Quantos anos ela tinha era o de menos.

No último domingo, a atriz Michelle Yeoh fez história ao ser a primeira asiática a ganhar o Oscar na categoria de melhor atriz com o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Ela se dirigiu às mulheres dizendo que entendessem que aquele prêmio era um recado que nunca deixassem que alguém diga “que já passamos do nosso auge”. Ela vai completar 61 anos esse ano.

Ana Maria Braga, dona das manhãs da principal emissora do Brasil, respeitada e admirada por conversar com seu público de um jeito que seja simples chegar até ele, estreou na TV aos 42 anos.

Minha prima Fabi essa semana mandou uma foto toda faceira pois resolveu se aventurar no paisagismo e foi fazer um curso. Um vaso lindo feito por ela já enfeita a casa.

Eu mesma estudo uma segunda graduação, e lá encontro colegas que já são aposentadas do primeiro trabalho, outras que só agora conseguiram se dedicar a um futuro profissional. Juntas, estamos em meio a uma meninada que está só começando nesse universo de possibilidades, e a gente no meio deles, sem nem se preocupar com quantos anos vamos nos formar.

Em uma semana que uma estudante foi menosprezada por jovens que deveriam estudar mais sobre respeito, toda a minha admiração por quem abraça as oportunidades de se qualificar, de ressignificar, de se dedicar a algo, de se permitir brilhar.

Tantos são os caminhos que fazem nossa trajetória… Mas o maior deles é sabermos que nunca estamos tarde demais em nenhum lugar que seja nosso de direito e de vontade. As coisas na vida de cada um acontecem em tempos diferentes, por conta de vontades diferentes, ou condições diferentes, oportunidades diferentes… Mas nunca, jamais, por ser tarde demais…

O hoje é nosso pontapé inicial para o que quisermos, com a idade que tivermos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade