LITERATURA
Novo Hamburgo terá Feira do Livro Afro nesta quarta-feira; veja a programação
Evento gratuita inicia às 8 horas até as 20 horas, na sede da Escola de Samba Protegidos, no bairro Rondônia
Última atualização: 11/11/2024 20:27
Com uma programação voltada à literatura negra, a 4ª Feira do Livro Afro da Escola de Samba Protegidos acontece nesta quarta-feira (13), das 8 horas às 20 horas, na sede da Escola, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. O evento, gratuito, é destinado às escolas municipais, estaduais e particulares do Município, e para o público em geral.
Durante o dia haverá exposição e venda de livros de escritores negros, brinquedoteca para crianças, feira de produtos afros, tranças e cabelos africanos feitos na hora, e atividades artísticas durante a tarde, além de bate-papo com escritores e contação de histórias.
Viu essa? De frio de 5°C a calor de 38°C: Confira a previsão do tempo para a semana no Rio Grande do Sul
O tema central das discussões do evento será “Não estamos em menor número, só estamos desorganizados”, que referencia o ativista afro-americano Malcolm X. Conforme a presidente da Protegidos, Lana Flores, o assunto busca refletir sobre o momento que vive as lideranças políticas negras da cidade. “Dos sete candidatos negros para a eleição, de novo, nenhum foi eleito. Estamos utilizando essa frase para debater a falta de representatividade de pessoas negras nos espaços”, ressalta.
Lana destaca a importância da Feira do Livro como essência cultural e educacional para a cidade. “A Escola de Samba não é só carnaval, e tudo se resume à educação. Também é uma oportunidade de trazer o público que não conhece o nosso espaço ”, afirma. Ela ressalta ainda que a escola está constantemente ativa, com eventos que não envolvem somente o carnaval. “O ano inteiro a gente movimenta a cidade”, destaca Lana.
Na quarta-feira, a expectativa é que mais de 300 crianças visitem o evento. Para quem quiser visitar a Feira, a organização pede que a doação de livros, revistas, fôlderes e ou qualquer material impresso que trate do carnaval do Brasil. Os itens serão destinados à Biblioteca do Carnaval - Zette Flores.
Leia também: PF faz operação em agência da Caixa alvo de criminosos que colaram falso número de telefone em caixas eletrônicos
Programação:
9h30 - Café com escritores negros, no salão Complexo Cultural
9h30 - Passeio por dentro do complexo cultural
9h30 - Sala de cinema, no Complexo Cultural
9h - Na Quadra - Palco de Shows - Contação de histórias com Professora Fernanda Rodrigues
10h - Mesa de Abertura
Local: Palco da quadra de ensaios e shows
Pauta: “Não estamos em menor número, só estamos desorganizados” Malcom X
Mediadora: Psicóloga Bruna Reis
Negras convidadas: Ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva, Fernanda Rodrigues, Danusa Alhandra, Lisie de Souza e Sandra Regina
Tarde na quadra de ensaio
13h30 - Apresentação Artística - JT Escola de Dança apresenta “Expressões”
14h - Apresentação artística no Palco de Shows
14h30 às 15 horas - Mesa de bate-papo com escritores Patronos: “Narrativas Pretas”
16h às 17h - Bate-papo cultural com compositores de Samba - Mamau de Castro e Diego Bodão, na sede do complexo, com o tema: “Como se faz um samba enredo?”
19h às 20h30 - Cinemóvel da Secult com o filme “Medida Provisória”