ACOLHA PENÉLOPE

Livro que busca prevenir abuso sexual na infância e adolescência será lançado nesta segunda-feira

Obra traz como personagem principal Penélope Daniela Gonçalves, uma menina de Novo Hamburgo vítima de abuso sexual em 2020, aos 14 anos; jovem morreu em um acidente de trânsito

Publicado em: 21/05/2023 13:50
Última atualização: 09/02/2024 16:47

Parentes mais próximos, amigos da família ou até estranhos, qualquer pessoa é passível de praticar abuso sexual contra crianças e adolescentes. Para lembrar a importância de debate e combate do tema, será lançado nesta segunda-feira (22), às 19 horas, no Auditório da sede da subseção OAB de Novo Hamburgo, o livro Acolha Penélope.


Graziela Gonçalves e a filha Penélope Foto: Arquivo pessoal

A obra traz como personagem principal Penélope Daniela Gonçalves, uma hamburguense vítima de abuso sexual em 2020 aos 14 anos e só conseguiu denunciar a violência que sofreu de um "amigo da família" seis meses depois.

A jovem morreu em um acidente de trânsito em 2021 enquanto aguardava ser chamada para atendimento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Novo Hamburgo. Onze dias após o óbito, a assistente social Graziela Gonçalves, mãe da menina, recebeu a contato informando o encaminhamento para o atendimento.

Produzido através da parceria entre o Coletivo Elza Soares, junto ao Movimento Acolha Penélope, a Comissão da Criança e do Adolescente e a Comissão Mulher Advogada da subseção OAB/NH é voltado especialmente para a área da educação.

"Buscamos uma escrita sensível, uma escrita com cuidado e acolhedora. Voltada pra esse público que tanto precisa e merece dessa segurança e desse respeito todo visando principalmente capacitação para área da educação, a gente sabe que não é tratado esse assunto dentro das escolas, porque é dentro da escola, com um olhar mais atento, que podemos identificar sinais de abuso", esclarece a presidente do Coletivo Feminista Elza Soares e Coordenadora Geral do projeto Acolha Penélope, Eduarda Milena.

A proposta é que o livro seja distribuído nas escolas de Novo Hamburgo e de todo o Estado, além de estar prevista para alcançar mais cinco estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Ceará, Piauí e Santa Catarina.

Mãe Penélope, Graziela, defende que a educação e capacitação dos profissionais da área da educação e a orientação dos pequenos, seja um dos caminhos para a prevenção que casos, como o de Penélope, se repitam.

"O Projeto Acolha Penélope vem de encontro a necessidade que temos hoje de que nossas crianças e adolescentes consigam perceber que estão vivenciando algum tipo de violência e que possam saber que existem meios de proteção e que tem direitos que asseguram sua segurança e dignidade. Trabalhar a prevenção nesses casos é a melhor forma de assegurar este direito", pondera.

A obra está à venda pelo valor de R$ 30 no local ou diretamente com o Projeto Acolha Penélope. Toda renda arrecada será destinada a projetos de prevenção do abuso sexual infantil.

Serviço

O que: Lançamento do livro Acolha Penélope
Quando: segunda-feira (22), às 19 horas
Onde: Auditório da sede da subseção OAB/NH (Rua Doutor Bayard de Toledo Mércio, 350, Novo Hamburgo).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas