CULTURA
Espetáculo de teatro diverte o público na 39ª Feira do Livro de Canoas
Crianças e adultos assistiram à apresentação com bonecos no Centro nesta quarta-feira (27); programação da feira vai até sábado (30)
Última atualização: 27/11/2024 19:42
Com bonecos, instrumentos musicais e um público participativo, o Grupo TIA apresentou a peça de mamulengos As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles durante a tarde desta quarta-feira (27) na 39ª Feira do Livro de Canoas.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Em frente à Praça Emancipação, no Centro, crianças e adultos puderam acompanhar as aventuras de Toninho Corre Mundo contra o boitatá, o diabo e o espírito do índio fantasma Bororé. Mas nada comparado à fúria de Cidão Dornelles, pai de sua amada Maricota.
Com pandeiro, tambor, triângulo, flauta e as palmas da plateia, a história prendeu a atenção principalmente dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceará, que estudaram sobre o folclore na escola. As alunas Fernanda Menezes e Sofia de Azeredo, 11 e 10 anos, respectivamente, gostaram da peça. "Eu adorei, os personagens são muito legais", destaca Fernanda. "Eu achei a peça bem criativa", comenta Sofia.
Para todos mundo
"Por ter bonecos, as pessoas acham que é para crianças, mas a peça é para todas as idades", explica a co-fundadora e intérprete da personagem Maria na peça, Mariana Abreu. O grupo, que completa 20 anos em 2024, comemora a participação na feira. "Para nós é gratificante estarmos dentro de um evento que é importante para a cidade."
E Mariana acerta quando fala que é para todos os públicos, a escritora Ana Cristina Duarte, que esteve autografando seu livro no domingo na feira, acompanhou a peça de teatro de mamulengos. "Eu achei linda a apresentação. Gosto de tudo relacionado a esse universo, educação, cultura, artesanato, música. Sempre estou acompanhando", conta a poetisa.
A programação completa da feira pode ser conferida no site do evento.
Tem mais teatro, música e literatura programada
No sábado (30), último dia da 39ª edição da Feira do Livro de Canoas, o público poderá acompanhar apresentações de teatro e de música, além de oficina de escrita de poesia. As atividades são organizadas pelo Sesc Canoas e integram o projeto Nossa Arte Circula.
De acordo com o Sesc, as obras que integram o projeto foram selecionadas através de um chamamento público, que recebeu 764 submissões de artistas de várias partes do Rio Grande do Sul. A curadoria selecionou 60 projetos para formar circuitos culturais que, desde o início de agosto, contemplam dezenas de cidades gaúchas.
Em Canoas, as atividades acontecem na área central, no Auditório Sady Schwitz e no Teatro do Sesc Canoas. Confira a programação:
13 horas - A Fubica do Nono Felice - Encontro com a autora (Vivi Costa/Caxias do Sul)
Local: Auditório Sady Schwitz
14 horas - Plantar a Palavra na Terra Indomável - Oficina de Escrita de Poesia (Giana Guterres/Bagé)
Local: Auditório Sady Schwitz
15 horas - Espetáculo Faixa de Graça (Grupo Ritornelo de Teatro/Passo Fundo)
Local: Área Central
16 horas - Espetáculo Terrorismo Lírico - Heróis Negros (Iniciativa Cultural Poetas Vivos/Porto Alegre)
Local: Auditório Sady Schwitz
17 horas - Espetáculo Onde Está Cassandra? (Cassandra Calabouço/Porto Alegre)
Local: Auditório Sady Schwitz
20 horas - Espetáculo O Nome Dela É Gal (Fernanda Copatti/Porto Alegre)
Local: Teatro Sesc Canoas