abc+

DENGUE: Casos confirmados aumentam 60,8% em apenas três dias e veneno é aplicado em Novo Hamburgo; saiba como se prevenir

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, município já registrou 156 casos positivos para a doença

Juliano Piasentin
Publicado em: 01/02/2024 às 14h:13 Última atualização: 01/02/2024 às 17h:06
Publicidade

O vírus da dengue já afetou 156 pessoas desde o dia 1º de janeiro. O dado divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) foi atualizado na manhã desta quinta-feira (1º). Este número representa um aumento de 60,8% de casos confirmados em apenas três dias. A comparação também é feita com base nos dados da SES.

Aedes aegypti   | abc+



Aedes aegypti

Foto: Arquivo-GES

Além da preocupação estadual, o alto número de contaminação pelo vírus preocupa as autoridades municipais. “Por isso, é fundamental que toda a população se envolva nesta luta, eliminando criadouros do mosquito em seus pátios”, afirma o secretário da Saúde, Marcelo Reidel.

De acordo com a Prefeitura, bloqueios foram realizados nos bairros Boa Saúde, Diehl, Santo Afonso, Canudos, Rio Branco e São José. Durante a ação, profissionais aplicam inseticida em um raio de 200 metros do local onde houve caso confirmado, visando eliminar os mosquitos Aedes aegypti.

Outros três bairros devem receber a ação em breve: Centro, Ideal e o restante do Rio Branco. O Executivo confirma que todas as escolas da rede municipal também vão receber a aplicação buscando prevenir a presença do mosquito. Testes rápidos foram adquiridos e disponibilizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Cuidados em casa

Um levantamento da Prefeitura identificou que os principais criadouros do mosquito em Novo Hamburgo são vasos de flores e pequenos recipientes nos pátios das residências. A retirada deste líquido é fundamental para o combate à doença. Outra recomendação é o cuidado com tonéis e caixas d’água.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são a dor de cabeça, no corpo, atrás dos olhos e febre. Também é comum a presença de manchas vermelhas pelo corpo, náuseas, vômitos e dores abdominais. Em caso de suspeita, a orientação é que a população procure uma UBS.

Outras dicas para prevenir a dengue

  • Tampe os tonéis e caixa d’água
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar
  • Mantenha as calhas sempre limpas
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
  • Mantenha lixeiras bem tampadas
  • Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
  • Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade