abc+

Centro de Convivência do Idoso é inaugurado em Campo Bom

Saiba como participar e inscrever grupos nas atividades do local

Giordanna Vallejos
Publicado em: 01/02/2024 às 11h:58 Última atualização: 01/02/2024 às 11h:58
Publicidade

Em Campo Bom, 17% da população é de idosos, com mais de 10 mil pessoas entre 60 e 100 anos residindo no município, conforme dados do IBGE de 2022. Por isso, na quarta-feira (31), como parte das comemorações dos 65 anos de Campo Bom, foi inaugurado o Centro de Convivência do Idoso, após 16 meses de trabalho.



A sede, que anteriormente ficava no Parque do Trabalhador, recebeu um espaço mais centralizado, na Avenida dos Estados, próximo ao Complexo Cei. “Essa obra iniciou de um compromisso e de uma necessidade. Queremos que seja um lugar de alegria e de convivência entre as pessoas da terceira idade”, disse o prefeito Luciano Orsi.

O espaço de 223 metros quadrados conta com amplo salão, cozinha, churrasqueira e sanitários, além de uma área externa. O valor da obra foi custeado em parte para administração de Campo Bom, e outra por meio de uma doação do ex-senador Lasier Martins.

Recebeu uma homenagem, na cerimônia de inauguração, Renilda Gerhardt, uma mulher que sempre lutou pela causa dos idosos e foi uma das grandes incentivadoras para que esse sonho, do Centro de Convivência do Idoso, se tornasse uma realidade. “Esses vovôs e vovós que aqui estão, foram os que contribuíram para o crescimento de Campo Bom. Nosso Centro Comunitário é pioneiro no nosso Estado”, disse ela, durante a inauguração, emocionada.

Local de convivência e saúde

A presidente do grupo de idosos Unidos Venceremos, do bairro Quatro Colônias, Gilésia Maria da Silva, de 60 anos, expressa sua opinião sobre o local. “Acho muito importante ter um espaço assim para a gente poder se reunir. Como tenho meu grupo, às vezes faltavam espaços para nos encontrarmos e agora teremos. É ótimo termos um espaço assim para podermos sair de casa, fazer bailinho, fazer jogos, jogar um bingo, os grupos adoram isso”.

O maratonista Antonio Martins dos Reis, de 82 anos, ressalta a importância da terceira idade com saúde física e mental. “Tenho certeza que voltarei aqui para fazer uma palestra ou simplesmente conviver com os outros idosos. A longevidade saudável é muito importante, ainda mais com o grande envelhecimento da população”, conclui.

Idosos podem entrar em contato para participar

O Secretário de Assistência Social, Gabriel Fernando Colissi, ressalta que quem administrará o espaço será a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, junto com o Conselho Municipal do Idoso.

Ele explica que o Conselho administrará todas as atividades com os grupos de idosos que vão utilizar esse espaço e a prefeitura será a mantenedora do local. “Quem quiser utilizar o local, pode procurar o Conselho do Idoso ou a Secretaria de Assistência Social, pelo telefone (51) 3598-8600. Também, no mês de março, faremos um bailinho de inauguração com os idosos, a data ainda não foi definida”, detalha Colissi.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade