Quase um ano após ser afastado do cargo, Jairo Jorge (PSD) voltou a comandar a Prefeitura de Canoas nesta terça-feira (28). Na entrada, o político contou com a presença de apoiadores e representantes de diversas religiões. Além de se ajoelhar e rezar, Jairo e os grupos fizeram um ritual de limpeza no local. O gestor foi aclamado pelo público que acompanhou a retomada do cargo.
???? ASSISTA
VÍDEO: Jairo Jorge retorna à prefeitura de Canoas com ritual de limpeza na entrada.
Político volta ao Executivo quase um ano depois de ter sido afastado durante a investigação da Operação Copa Livre. pic.twitter.com/cg7DsufB9K
— Jornal NH (@jornalnh) March 28, 2023
A informação da recondução do político ao cargo havia sido confirmada pelo advogado do político, Paulo Olímpio Gomes de Souza, na tarde de segunda-feira (27), já que o prazo da medida cautelar que afastou o prefeito terminou no domingo (26).
O Ministério Público do Estado (MP-RS) chegou a pedir a prorrogação do afastamento. Entretanto, como a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu que a competência para julgar o caso é da Justiça Federal, o pedido não foi atendido.
Caso será analisado pela Justiça Federal
Relator do processo da Operação Copa Livre, o desembargador Newton Brasil de Leão apontou na última terça-feira (21) que o caso deve ser analisado pela Justiça Federal. O MP gaúcho chegou a recorrer da decisão através dos embargos de declaração, porém o próprio desembargador negou o pedido e manteve o caso sob a responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que ainda não recebeu os autos do processo.
Como não há prazo para que esse pedido seja julgado pelo TRF4, o que fica valendo é que o TJ-RS não pode renovar o afastamento do prefeito pela segunda vez. Com isso, Jairo retornou à cadeira de prefeito nesta terça-feira, a quatro dias de a Operação Copa Livre completar um ano. Ele foi afastado no dia em que a operação foi desencadeada pelo MP.
Jairo foi eleito em 2020 para seu terceiro mandato como prefeito com pouco mais de 53% dos votos no segundo turno, vencendo a disputa com Luiz Carlos Busato (União Brasil), que buscava a reeleição.
Advogado de Jairo Jorge falou à Rádio ABC 103.3 FM
Cláudio Brito comenta o retorno de Jairo Jorge
LEIA TAMBÉM