abc+

CLIMA

Ventos de 75 km/h deixam moradores apreensivos em Canoas

Defesa Civil de Canoas registrou casos pontuais de destelhamento

Publicado em: 24/09/2024 às 20h:54 Última atualização: 24/09/2024 às 20h:55
Publicidade

A chuva que atingiu a região metropolitana na madrugada de terça-feira (24) trouxe junto raios, trovoadas e rajadas de ventos fortes. Em Canoas, segundo a Defesa Civil, que tem como coordenador Marcelo Ribeiro Pereira, foram registrados casos pontuais de destelhamento, mas não houve registros de transtornos, apesar de muitos moradores estarem assustados com a força do vento. “Acordei com as batidas na janela e não consegui mais dormir. Desde maio, estamos assustados com esses episódios frequentes do tempo”, ressaltou a moradora do Guajuviras, Ivana de Castro.

Defesa Civil atendeu apenas duas ocorrências em Canoas



Defesa Civil atendeu apenas duas ocorrências em Canoas

Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura, as equipes da Defesa Civil realizaram vistoria na garagem de uma residência na Rua Santo Ângelo, no bairro Mathias Velho, assim como em um imóvel na Rua José Veríssimo, no Harmonia. Os dois imóveis tiveram danos devido às condições precárias das estruturas do que pela própria força do vento.

Pelos bairros

Os acumulados chegaram à marca de 4,1 milímetros no Município. Em relação aos ventos, as rajadas chegaram à velocidade de 75 km por hora, pouco antes das 4h30. Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o bairro Harmonia registrou a maior velocidade das rajadas, com 75/km por hora, seguido do Mathias Velho (65,0 km/h), Centro (60,0 km/h), Guajuviras (52,0 km/h), Niterói (52,0 km/h) e Igara (46,0 km/h). Os dados correspondem às estações meteorológicas próprias do Eclima nessas regiões.

Segundo o Eclima, dias ventosos e secos contribuem para rajadas. A instabilidade predomina na quinta-feira (26). Os institutos de meteorologia indicam a incidência de pancadas de chuva e risco de temporais no município. O volume poderá ser alto, com risco de alagamentos na cidade. Ainda há risco de queda de granizo.

Episódios pontuais

A chuva e o vento forte também ocasionaram a falta de energia elétrica em 124 mil pontos no Estado até a noite de ontem. A RGE informa que as chuvas que atingiram parte do Rio Grande do Sul desde segunda-feira (23) afetaram o fornecimento de energia a clientes da empresa, em situações pontuais, não havendo volumes de desligamentos. Os danos são causados principalmente pelo forte vento, que arremessou galhos e objetos sobre fios e outros equipamentos.

As equipes da RGE estão mobilizadas no atendimento das ocorrências para efetuar consertos e restabelecer o fornecimento de energia. No momento, as regiões mais afetadas são Central, Pampas e Canoas. A concessionária, não confirmou o número de ocorrências em Canoas.

A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar a RGE e o corpo de bombeiros. Canais de atendimento: SMS (envie mensagem com o SEU CODIGO) para o número 27350; WhatsApp 51 99955-0002, site rge-rs.com.br ou 0800970-0900.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade