O Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar) realizou, nesta quarta-feira (7), a cerimônia de passagem de comando do major-brigadeiro do ar Marcelo Fornasiari Rivero para o major-brigadeiro do ar Vincent Dang. A solenidade, que ocorreu na Base Aérea de Canoas (Baco), foi presidida pelo comandante de preparo (Comprep) tenente-brigadeiro do ar Pedro Luis Farcic.
destacou o profissionalismo e a dedicação dos dois oficiais generais, Rivero e Dang, à Força Aérea Brasileira, afirmou que a mudança de líderes é positiva e falou da alegria de ter ambos como amigos. “É uma honra presidir a solenidade de dois amigos com quem eu tive o privilégio de servir no Grupo de Transporte Especial, uma época muito importante das nossas carreiras”, declarou.
O tenente-brigadeiro do ar afirmou, durante o seu discurso, que a mudança de lideranças nas organizações impulsiona o progresso e a evolução e que a transição de um líder para outro traz uma perspectiva revitalizada e fomenta a inovação, a resiliência e a adaptabilidade. O major-brigadeiro do ar Marcelo Fornasiari Rivero, ao se despedir, declarou que não seria possível dimensionar em palavras a gratidão pelo que vivenciou nos últimos dois anos em Canoas.
“Normalmente, em momentos como este, listamos ações, realizações, tarefas e missões executadas durante o comando. Não farei isso, estaria tomando para mim os feitos que foram de todo um efetivo”, declarou. Disse ainda que não fez nada além de reunir os talentos, os recursos e as competências do efetivo.
Dang foi adido de Defesa e Aeronáutica na China
O novo comandante do V Comar, major-brigadeiro do ar Vincent Dang, antes de assumir o atual cargo atuou como chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais, chefe da Assessoria Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, Comandante da Ala 1 (DF).
Foi adido de Defesa e Aeronáutico na República Popular da China e chefe da 3ª Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica.
Em sua trajetória profissional recebeu 16 condecorações entre nacionais e estrangeiras. Iniciou a carreira militar em 1982. É natural do Rio de Janeiro e possui todos os cursos de carreira, além de dois MBA, um em Gestão de Processos de Ciência e Tecnologia e outro em Política e Defesa.
O major-brigadeiro do ar Marcelo Fornasiari Rivero deixa o comando e segue para Brasília (DF), onde atuará como diretor de ensino da Aeronáutica.
O evento contou com as presenças do ex-comandante da Aeronáutica do Brasil, Juniti Saito, e do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, entre outras autoridades militares e civis, e de familiares.
Três Estados da região Sul sob jurisdição
O Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar) jurisdiciona todas as organizações militares da Força Aérea Brasileira nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dentre elas estão a Base Aérea de Canoas (Baco), a Base Aérea de Santa Maria (BASM), a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CindactaII).
O Quartel-General do Comar, com o transcorrer dos seus 82 anos, desempenhou funções administrativas de apoio às unidades operacionais, bem como coordenou as relações institucionais com a comunidade e órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário até o ano de 2016 e foi reativado em 4 de abril de 2021, como parte da segunda fase do aprimoramento da reestruturação da Força Aérea Brasileira.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags