Foi reaberta para a população, na manhã desta quarta-feira (21), a Unidade de Saúde Rio Branco, cujo funcionamento, a partir de agora, será na antiga sede da UPA do Idoso, na Rua José de Alencar, em frente a Praça da Imaculada, no bairro Rio Branco.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade passa a atender toda a demanda de atenção básica da área, o que inclui os reforços das equipes das unidades Pedro Luís da Silveira e Boa Saúde.
Coordenando a retomada, Rita Daniele Cristiane explica que queixas agudas, resfriados e outros problemas de baixa complexidade voltam a ter uma referência no bairro com a retomada.
“Retomamos os trabalhos e esperamos que a população entenda a importância de buscar atendimento na unidade”, salienta. “Foi um esforço muito grande para que tudo estivesse funcionando para garantir atendimentos”.
O local, vale lembrar, estava fechado desde que as chuvas atingiram a cidade no início de maio, quando todo o bairro Rio Branco acabou debaixo d’água por um período de quase 30 dias.
Com a reabertura nesta quarta-feira, Canoas chega a 17 unidades de saúde atendendo à população. As demais, que foram atingidas pela enchente de maio, passam por serviço de recuperação e limpeza.
Moradora do Rio Branco, Ana Beatriz Silva, 44 anos, disse ser muito bem-vinda a reabertura.
“Eu mesma, desde que voltei para casa, parai de marcar consulta, mas agora, sempre que precisar, sei que está ao ladinho de casa”, elogia.
Farmácia Básica
No mesmo local da unidade, também é retomada a Farmácia Básica Rio Branco, com distribuição gratuita de medicamentos aos canoenses, das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Para acessar o serviço, basta apresentar receita médica, prescrita via SUS ou rede particular, e um documento com foto.
UPA do Idoso
Um dos maiores questionamentos da população que buscou atendimentos, na manhã desta quarta-feira, era sobre a UPA do Idoso, também fechada desde o período das cheias. Conforme esclarecimento da Prefeitura de Canoas, ela será retomada na Avenida Guilherme Schell 6184, onde funcionava o SAE. A única pendência é fechar o aluguel do novo local onde deve ir o SAE, informa a administração. A expectativa é que retorne ainda no mês de setembro, com atendimento unificado da UPA do Idoso com o Centro de Referência do Idoso.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags