abc+

SAÚDE

Unidade de Saúde Mathias Velho reabre nesta quinta-feira (3)

Cerca de 18 mil moradores da região podem receber consultas médicas e de enfermagem das 8 às 17 horas na Avenida Rio Grande do Sul, 1.615

Publicado em: 03/10/2024 às 12h:47
Publicidade

A Unidade de Saúde (US) Mathias Velho, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 1.615, reabriu para atendimento da população do bairro Mathias Velho na manhã desta quinta-feira (3). Cerca de 18 mil moradores da região devem ter acesso a consultas médicas e de enfermagem. 

Unidade de Saúde Mathias Velho ficou 5 meses fechada em razão das enchentes. Reabertura acontece nesta quinta-feira (3)



Unidade de Saúde Mathias Velho ficou 5 meses fechada em razão das enchentes. Reabertura acontece nesta quinta-feira (3)

Foto: Nicole Goulart/Especial

A unidade, que atende em média 300 pessoas por dia, ainda não está aplicando vacinas e realizando atendimentos odontológicos, apenas acolhimento nesta especialidade. Ainda pela manhã, não tinha internet e diversos materiais necessários para o atendimento estavam chegando.  

Mas a população já estava sendo atendida, como a dona de casa Cândida Elaine da Silveira, 62 anos. “Fui bem atendida e ficou ótima a estrutura”, elogiou.

A moradora do bairro soube que o local estava funcionando após buscar atendimento no Hospital de Pronto de Socorro de Canoas (HPSC) e ser encaminhada para a unidade de saúde. “Fui lá mostrar meus exames e me disseram que aqui estava aberto, então vim”, explicou. 

O pedreiro Luciano da Silva Gularte, 49 anos, também buscou atendimento no HPSC para a mãe Noêmia da Silva Gularte, 80 anos, mas foi direcionado para a unidade de saúde. “Ela já estava sendo atendida nas tendas perto do hospital e por isso fomos lá. Mas nos avisaram que aqui já estava aberto, então viemos”, contou. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Quem também não sabia que a unidade estava aberta era a cuidadora de idosos Suseli Brito, 46 anos. “Não sabia que estava aberto. Passei na frente no final de semana e vi algumas pessoas trabalhando”, comentou. “Decidi passar aqui hoje para ter um encaminhamento, mas agora já estão atendendo”.

Moradora do bairro há mais de 30 anos, Suseli afirmou que sempre buscava a US para receber alguma assistência médica. “Com as enchentes, nós estávamos sem auxílio nenhum da saúde aqui. Agora está muito bom, melhorou bastante”. 

Moradora do bairro há mais de 30 anos, a cuidadora de idosos Suseli Brito, 46 anos, buscou atendimento nesta manhã



Moradora do bairro há mais de 30 anos, a cuidadora de idosos Suseli Brito, 46 anos, buscou atendimento nesta manhã

Foto: Nicole Goulart/Especial

A US Mathias Velho ficou fechada por quase 5 meses em razão das enchentes que atingiram a cidade e todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Saúde Caroline Schirmer, o prédio passou uma extensa reforma. “Foi totalmente destruído, ficou somente as paredes externas. As internas eram de gesso acartonado e praticaram derreteram com a água”. 

Conforme informado pela secretária-adjunta, foram feitos reparos nas estruturas elétricas e hidráulicas, e aquisição de novas peças para os banheiros e materiais de trabalho dos funcionários. 

A reabertura também foi celebrada por quem trabalha no local. A gestora da unidade, Cristiane Kenes, estava animada com a retomada. “A esquipe está numa felicidade. É muito bom estar voltando”, declarou. A apoiadora Maiara Mundstock também comemorou. “Esperamos ansiosamente por isso porque foram meses com a unidade fechada”.

“Voltamos para casa. Nós entendemos que vai dar mais conforto e condições de atendimento. A população vai ter um referência”, definiu a secretária-adjunta. 

O prédio conta com 15 espaços entre consultórios e salas para assistência médica e de enfermagem, acolhimento, odontologia, ambulatório e salas de vacina e de triagem. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Outras unidades ainda aguardam reabertura

Além da US Mathias Velho, a UPA Rio Branco também reabriu nesta semana para acolher a população. Outras unidades de assistência à saúde ainda estão em reforma, como a US Praça América (Avenida Rio Grande do Sul, 450) e US Prata (Rua Buttenbender, 244). As unidades da Rio Branco, Boa Saúde e Central Park estarão em novos endereços que ainda não foram confirmados. 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caçapava, na Rua Caçapava, 201, deve ser reaberta na próxima semana no dia 10 de outubro. A UPA do Idoso está programada para ser reaberta no dia 15 de outubro, na Avenida Guilherme Schell, 6.184.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade