AULAS REMOTAS

Ulbra reinicia aulas em Canoas; saiba como fica situação dos abrigos

Cerca de 6 mil pessoas estão alojadas emergencialmente no campus da universidade

Publicado em: 18/05/2024 11:49
Última atualização: 18/05/2024 15:53

Na próxima segunda-feira (20), a Ulbra Canoas retoma o semestre letivo de forma remota. O reitor, Thomas Heimann, volta a ser responsável pela coordenação das atividades acadêmicas. O gerenciamento dos abrigos emergenciais no campus fica com o vice-reitor Adriano Chiarani.

Cerca de 6 mil pessoas seguem abrigadas no campus da Ulbra, em Canoas Foto: Paulo Pires/GES

Em comunicado à comunidade acadêmica, a universidade informou que as atividades ocorrerão de maneira remota nos municípios diretamente afetados pelas enchentes: Canoas, Gravataí, Guaíba e São Jerônimo. Em Cachoeira do Sul, Carazinho, Santa Maria e Torres, as aulas serão presenciais.

“Vamos reiniciar porque precisamos pensar no futuro e a retomada das atividades letivas é fundamental para reconstrução do nosso estado”, declara o reitor Thomas Heimann. “A cada semana vamos analisar a situação de cada uma das microrregiões e ir estendendo, com muita sensibilidade e cuidado, a forma de continuidade do período letivo”, completa.

Como ficam os abrigados na universidade
De acordo com o vice-reitor Adriano Chiarani, a Ulbra está trabalhando com a Prefeitura para gerenciar a estadia das pessoas abrigadas emergencialmente no campus.

A ideia é realocar gradualmente as pessoas atingidas pela enchente para locais mais adequados para moradia. No momento, cerca de 6 mil pessoas estão alojadas em prédios da universidade. Reitor e vice-reitor garantem que o acolhimento social seguirá enquanto for necessário.

“Em uma situação de catástrofe, a responsabilidade pelas pessoas é do poder público. Estamos alinhados com o poder público para, gradativamente e dentro do contexto, transferir as pessoas para abrigos indicados pela Prefeitura”, explica o vice-reitor. Segundo ele, um servidor do Município acompanha diretamente a coordenação do abrigo na Ulbra.

Voluntariado
A Ulbra destaca que o trabalho de voluntários segue sendo necessário para dar conta das atividades diárias no abrigo. A população pode acompanhar os comunicados da universidade no Instagram @ulbracanoasoficial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas