EDUCAÇÃO

Ulbra investe em tecnologias para melhorar acessibilidade para os alunos

Ferramentas auxiliam na aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência

Publicado em: 21/11/2024 16:29
Última atualização: 21/11/2024 16:30

Conforto, acessibilidade e autonomia são alguns dos benefícios oferecidos pelas tecnologias assistivas implementadas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). As ferramentas prometem facilitar o aprendizado de pessoas com deficiência dentro do ambiente universitário.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP


Ulbra Xperience utilizou tecnologias para oferecer acessibilidade aos estudantes Foto: Divulgação

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Para além da sala de aula, as tecnologias assistivas também foram utilizadas na Ulbra Xperience, entre os dias 12 e 14 de novembro, no campus Canoas. Para o estudante Portos Miguel do Amaral Pires, 17 anos, essas ferramentas impactam no sentimento de inclusão e pertencimento. “Estou no terceiro ano do ensino médio e na esperança de achar um caminho pelo qual eu possa me sentir incluído na sociedade de forma confortável”, afirma.

De acordo com a professora Maria Adelina Raupp Sganzerla, doutora em Ensino com ênfase em Tecnologias Assistivas, essas tecnologias podem ser adaptadas para beneficiar alunos com diferentes tipos de deficiência. Como exemplo, um aluno cadeirante que utiliza uma ponteira, semelhante a um lápis, para acessar o teclado do computador. “A tecnologia assistiva é algo que veio para dar suporte a quem tem alguma necessidade”, disse a professora.

As tecnologias assistivas não apenas tornam o espaço universitário mais acessível, como também possibilitam o estudante se desenvolver, como destaca o colaborador do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra Canoas, Nataniel Albani Boff, 32 anos. “A ideia é mostrar possibilidades tecnológicas para nós, pessoas com deficiência. A acessibilidade mostra que a gente pode ir muito mais além.”

A coordenadora do curso de Pedagogia, Lisiane Gazola Santos, enfatizou a relevância das tecnologias assistivas para a formação dos futuros professores. Segundo ela, a capacitação dos alunos nas licenciaturas da Ulbra visa equipá-los com as ferramentas possíveis para incluir todos os alunos no processo de aprendizagem. “As tecnologias assistivas estão presentes na área da educação, e são essenciais para que possamos alcançar um número maior de alunos”, explicou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas