A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) adquiriu mais equipamentos para os laboratórios da área da Saúde do campus Canoas. Agora, a Universidade conta com novos manequins e simuladores de membros, que vão auxiliar os alunos em aulas práticas de curativos e sondagens, intubação adulta e pulsões pediátricas dos cursos de Medicina e Enfermagem.
As aquisições se somam à Central de Laboratórios do campus Canoas, que passou recentemente por uma grande transformação. Após uma série de reformas, as novas instalações oferecem uma infraestrutura moderna, acessível e ainda mais completa. São 32 laboratórios espalhados por quatro andares do prédio 19, permitindo uma formação integrada, unindo todos os cursos da área da saúde.
Os equipamentos proporcionam a compreensão de múltiplas habilidades de assistência direta ao paciente. Eles permitem que o aluno tenha um primeiro contato com coleta de exames laboratoriais, gasometria, pulsão intravenosa com cateter e outros. Um dos diferenciais também está no manequim que possui um indicador de LED que informa quando o aluno age corretamente no treinamento de reanimação cardiopulmonar.
Abordagem multiprofissional para aprendizado completo
Um dos diferenciais da experiência de aprendizado proporcionada pela Ulbra é a oferta de aulas práticas em laboratório desde os primeiros semestres. A Universidade conta um acervo de amostras do corpo humano dos doadores anatômicos, além de ter à sua disposição uma série de tecnologias de ponta, como os equipamentos recém-chegados. Os manequins permitem que os alunos pratiquem habilidades essenciais, como cuidados e procedimentos básicos com o paciente, em um ambiente seguro e controlado.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Priscila Carvalho Fogaça, os manequins chegam para completar o aprendizado dos alunos. “Antes de executar diretamente no paciente, quando o aluno faz o treino no manequim, nós conseguimos corrigir e ele consegue perceber a necessidade de algumas ações, simulando realidades que eles vão vivenciar na vida profissional e como acadêmicos diretamente com os pacientes”, explica Priscila.
Da mesma forma, a coordenadora dos Laboratórios da Ulbra no campus Canoas, Roberta Rocho, destaca a importância dos novos equipamentos para que os alunos cheguem preparados para o atendimento aos pacientes. “Com a adição desses recursos, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar suas competências técnicas e desenvolver a confiança necessária para a prática clínica. A importância dessa aquisição se reflete na preparação dos futuros profissionais de saúde, que sairão mais bem equipados para enfrentar os desafios do atendimento ao paciente”, opina Roberta.
LEIA TAMBÉM