DIREÇÃO PERIGOSA

Trânsito de Canoas tem aumento no número de lesões corporais

Acidentes com vítimas representam 37,1% de todas as ocorrências

Publicado em: 25/09/2023 16:50
Última atualização: 18/10/2023 19:58

Com ruas e avenidas movimentadas, a cidade de Canoas registrou um aumento de 17,8% em acidentes de trânsito com lesões corporais entre os meses de janeiro a agosto. O comparativo é baseado em dados divulgados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (SMTM) com o mesmo período de 2022.

BR-116 é a via com o maior número de acidentes Foto: Juliano Piasentin/ Especial

Nos oito primeiros meses de 2023, foram 1,4 mil acidentes em que algum dos envolvidos ficou ferido. Isso significa que 37,1% de todas as ocorrências no trânsito canoense deixam alguém machucado Já na mesma altura do ano passado, eram 1,2 mil. Ainda assim, os números da SMTM mostram que os danos materiais seguem liderando o ranking, com 2,3 mil, ou seja, 62,4%.

A SMTM registrou 15 mortes em 2023, sendo três a menos do que na mesma época de 2022. “Nossa ação preventiva se resume em abordagens de rotina. Onde os condutores são orientados em como proceder”, explica o diretor de Trânsito da Secretaria, Luís Fernando Bitencourt.

Vias problemáticas

Grande parte dos acidentes de Canoas são divididos em dez vias, das quais a BR-116 é o local com o maior número de ocorrências registradas no ano. Foram 242, representando 1,5% de todos os episódios com algum tipo de dano, material ou corporal. Na sequência aparece a Avenida Boqueirão, com 228 casos, as Avenidas Getúlio Vargas e Guilherme Schell aparecem na sequência, com 207 e 156 acidentes respectivamente.

Buscando reduzir os casos, a SMTM busca fazer, além da já tradicional blitz com a Balada Segura, outras ações. “Temos feito operações com o objetivo de inibir o maior número de infratores”, reitera Bitencourt:

Dentro dos bairros, as mais problemáticas ficam no Mathias Velho e Niterói: Rio Grande do Sul, Florianópolis e Venâncio Aires.

Imprudência e bebida

Dois dos principais motivos para que os acidentes aconteçam no município, a imprudência e o uso de bebida alcoólica ao volante estão no centro da prevenção, conforme a diretoria de trânsito da SMTM. Um cruzamento entre a Avenida Farroupilha e a rua Júlio de Castilhos, no Niterói, é o exemplo perfeito para a imprudência dos motoristas canoenses. “As pessoas simplesmente não param na esquina”, afirma Roberto Ramos, 36 anos, e que mora em uma via próxima, passando diariamente pelo local.

A SMTM realizou estudos na via e concluíram que não há a necessidade de mudança na preferencial. Já em relação ao consumo de álcool, no último final de semana foram 135 veículos abordados na Avenida Inconfidência. Destes, 65 foram autuados e houve ainda o recolhimento de duas CNHs. No total, oito motoristas foram flagrados alcoolizados. Seis deles recusaram o bafômetro.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas