POLÍTICA

Trabalhos da Comissão Processante seguem mesmo com férias de Nedy, diz vereador de Canoas

Além disso, uma consultoria jurídica será contratada pelo Legislativo para auxiliar vereadores; Leandrinho (PSD) é o novo relator após saída de Jozir Patteta (PSD)

Publicado em: 19/05/2023 16:56
Última atualização: 26/03/2024 19:24

A Comissão Processante (CP), que investiga a acusação contra o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (Avante), passou por mudanças na Câmara de Vereadores. Além da troca de um componente, houve outro fato novo: a contratação de uma consultoria jurídica para auxiliar os membros da CP na análise dos quase cinco mil documentos anexados por Nedy em sua defesa.

O contrato será feito pela mesa diretora do Legislativo após um pedido da CP. "A assessoria foi ou vai ser contratada para todo o período de tramitação da Comissão Processante até a conclusão dos seus trabalhos e para todos atos e procedimentos que dela resultarem", explicou o presidente da CP, vereador Márcio Freitas (Avante). A Câmara ainda não divulgou qual será o valor do contrato entre a assessoria e o Legislativo.

Nedy é o próprio advogado em processo de impeachment Foto: PMC/DIVULGAÇÃO

As novidades sobre o processo de impeachment envolvendo o vice-prefeito não pararam nesta contratação. Houve também uma mudança na cadeira de relator do processo

Leandrinho assume

Sai Jozir Patteta (PSD), entra Leandrinho Moreira (PSD). A alteração aconteceu após o pedido de Patteta em deixar o posto, renunciando à relatoria da CP. O parlamentar alegou não possuir o tempo necessário para "analisar com a devida atenção o processo e toda a documentação que a ele foi acostada", diz trecho da renúncia encaminhada ao presidente da CP.

Para que um novo componente fosse escolhido, foi realizado outro sorteio durante a última sessão da Câmara. Constando o nome dos demais vereadores, outro parlamentar do PSD foi sorteado. Leandrinho. "É a função dos membros CP, na condução do processo, assegurar ao denunciado que ele possa esclarecer os fatos e que ele possa exercer o seu direito de defesa com plenitude."

Férias do vice-prefeito

Na última quarta-feira (17), Nedy anunciou que estava saindo de férias. Por ser o próprio representante e não possuir nenhum outro advogado constituído no processo, houve quem discutisse a possibilidade de paralisação nos trabalhos da CP. No entanto, segundo o presidente Márcio Freitas, isso não existe. "Os trabalhos da Comissão Processante terão prosseguimento independentemente do vice-prefeito Nedy estar de férias ou não", completa.

O vice-prefeito deve permanecer fora da Prefeitura por pelo menos 20 dias. De acordo com o político, são férias vencidas do período referente ao ano de 2021. "São férias como as de qualquer trabalhador", confirmou Nedy.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas