abc+

EDUCAÇÃO

Torneio de robótica movimenta 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@ em Canoas

Competições reúnem 26 equipes de todo o Estado e classificam para torneio nacional

Publicado em: 08/11/2024 às 08h:55 Última atualização: 08/11/2024 às 08h:56
Publicidade

Com muita música, jogo de luzes e energia, 26 equipes de todo o Rio Grande do Sul competiram no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) nesta quinta-feira (7). O evento aconteceu no ginásio da nova Escola Sesi do Ensino Médio em Canoas, no bairro Marechal Rondon.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Estudantes de todo o Estado se reuniram no ginásio da nova Escola Sesi de Ensino Médio



Estudantes de todo o Estado se reuniram no ginásio da nova Escola Sesi de Ensino Médio

Foto: Nicole Goulart/Especial

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Os grupos são de escolas públicas, privadas ou de garagem (sem vínculo com instituições). As competições fazem parte da etapa regional classificatória para o torneio nacional. As equipes apresentam seus projetos para juízes, que avaliam a inovação, o design e o trabalho em equipe.

Além disso, os competidores participam da arena – mesas com robôs de lego e missões a serem cumpridas em 3 rounds de 2 minutos e 30 segundos. Este ano, o torneio tem o tema Submerged (submerso) que oferece problemas como aquecimento dos oceanos e poluição marinha.

Primeira participação

Uma das equipes presentes é a do Colégio Santa Rosa, da cidade de Carlos Barbosa, na Serra gaúcha. Os estudantes Guilherme Zanuz e Vitória Merlini, ambos de 12 anos, e Isabeli Girardi, 11, participaram pela primeira vez do evento com o projeto de um aquário refrigerado anti branqueamento de corais. “Começamos esse ano no grupo de robótica na escola e agora estamos participando pela primeira vez. Está sendo bem legal”, conta Guilherme.

O início na robótica foi por incentivo da família. “Minha mãe me disse para tentar, que robótica era importante”, relembra Vitória. “Minha mãe também me incentivou e acabei gostando”, afirma Isabeli.

O torneio também foi a estreia da dupla Marina Lopes e Gabriel Michalski, ambos de 14 anos, com um laboratório móvel de biorremediação a ser utilizado em derramamentos de petróleo nos oceanos. Os alunos do Impulso Bento, de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, estavam animados com o evento. “Fomos bem nas missões”, diz Gabriel confiante. “Estamos achando muito, está sendo bem divertido participar”, declara Marina.

Oficinas mão na massa

O torneio de robótica é uma das atrações da 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@, que também conta com palestras, apresentações de pesquisas e oficinas de 5 a 8 de novembro. Estudantes como Alexander Gonçalves, 13 anos, puderam criar broches de luz, por exemplo.

Atividades lúdicas foram ministradas ao longo da semana



Atividades lúdicas foram ministradas ao longo da semana

Foto: Nicole Goulart/Especial

O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia, em Canoas, estava entretido com a peça. “Achei interessante a parte de moldar o desenho, de mexer com a bateria”, conta. A oficina, ministrada pelo professor André Luís Dalla Costa, foi realizada em menos de meia hora. “Mistura o artístico e o eletrônico”, destaca.

A programação da 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@ continua nesta sexta-feira (8). O horário das atividades e as inscrições estão disponíveis no site oficial do evento

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade