ELEIÇÕES
Termina hoje o prazo para regularizar título de eleitor
Ajustes no título podem ser feitos de forma on-line, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral
Última atualização: 23/05/2024 17:47
O prazo para regularizar o título de eleitor e solicitar a primeira emissão do documento termina hoje no Rio Grande do Sul. Com a tragédia no Estado, o Tribunal Superior Eleitoral prorrogou até hoje o período para fechamento do cadastro eleitoral.
Não há previsão de novo adiamento desse prazo. A coleta de biometria está suspensa no Rio Grande do Sul. O expediente presencial também segue suspenso na Justiça Eleitoral do Estado.
O atendimento à população ocorre de forma virtual, no Título Net, no contato de Whatsapp (51) 2312-2015 e no telefone 148.
Os gaúchos podem, até hoje, solicitar o primeiro título, alterar local de votação, trocar domicílio eleitoral, emitir documento e atualizar dados cadastrais. A solicitação de regularização é feita pelo site do TSE: www.tse.jus.br. É necessário anexar documento de identidade e comprovante de residência. Para pessoas do sexo masculino, também é solicitado certificado de alistamento militar.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, para maiores de 70 anos e para pessoas analfabetas. O título é necessário para participar das eleições de 2024, que definem prefeitos e vereadores.